[views count="1" print="0"]

‘A luta deve parar’: chefe da ONU pede o fim imediato da guerra entre Israel e Palestina

As hostilidades “terríveis” em Israel e Gaza podem mergulhar toda a região em uma “crise incontrolável”, advertiu o chefe da ONU Antonio Guterres
'A luta deve parar': chefe da ONU pede o fim imediato da guerra entre Israel e Palestina
'A luta deve parar': chefe da ONU pede o fim imediato da guerra entre Israel e Palestina

As hostilidades “terríveis” em Israel e Gaza podem mergulhar toda a região em uma “crise incontrolável”, advertiu neste domingo (16) o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, pedindo um fim rápido à violência.

“A luta deve parar. A luta deve parar imediatamente ”, disse Guterres ao abrir uma sessão de emergência do Conselho de Segurança da ONU sobre a escalada em Israel e Gaza neste domingo.

A situação atual “tem o potencial de desencadear uma crise incontida de segurança e humanitária e de fomentar ainda mais o extremismo, não só no território palestino ocupado e em Israel, mas na região como um todo” , destacou o chefe da ONU.

As Nações Unidas estão “engajando ativamente todos os lados em um cessar-fogo imediato” , disse ele, exortando ambos os lados “a permitir que os esforços de mediação se intensifiquem e tenham sucesso”.

As tensões aumentaram entre Israel e os palestinos em Gaza na segunda-feira, após os confrontos em Jerusalém. Desde então, o Hamas e as Forças de Defesa de Israel (IDF) trocam tiros.

Mortes

Na manhã de domingo (16), pelo menos 42 palestinos, incluindo crianças de um e três anos, foram mortos depois que um ataque aéreo israelense causou o desabamento de um prédio na Cidade de Gaza, informaram as autoridades de saúde locais. O IDF ainda não confirmou o ataque, que pode se tornar o mais mortal desde o início do conflito.

De acordo com os últimos dados do Ministério da Saúde de Gaza, 192 palestinos, incluindo 58 crianças, foram mortos e mais de 1.200 feridos desde segunda-feira. Pelo menos 10 mortes foram relatadas em Israel durante este período.

Leia também: Secretário-Geral da ONU fica ‘profundamente abalado’ após ataque israelense ao prédio de mídias em Gaza

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário