[views count="1" print="0"]

Alimentos para hipertensos: o que comer e o que evitar? Veja a lista

Foto: Alex Meier / Unsplash

Brasil – Você é hipertenso e tem dificuldade em manter a pressão regulada? Saiba que é possível mudar esse cenário de um jeito simples: cuidando melhor da alimentação. Por isso, nós vamos falar dos alimentos para hipertensos, mostrar o que você deve evitar e o que consumir diariamente.

Uma doença preocupante

De acordo com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), a hipertensão, também chamada de pressão alta, afeta cerca de 36 milhões de brasileiros.

Leia também: Dia Mundial do Chocolate; Ele faz bem pro coração?

Ela é responsável, direta ou indiretamente, por 200 mil mortes por doenças cardiovasculares todos os anos. Entre as doenças relacionadas a hipertensão estão:

Acidente Vascular Cerebral – AVC;

Infarto agudo do miocárdio;

Insuficiência cardíaca;

Doença arterial periférica;

Doença renal crônica;

Morte súbita.

O que causa a hipertensão?

As principais causas da hipertensão estão relacionadas ao estilo de vida da pessoa: sedentarismo, obesidade, estresse, tabagismo, alcoolismo e má alimentação. Mas há casos associados ao distúrbio subjacente dos rins ou distúrbio hormonal.

Para evitar que a hipertensão evolua, é fundamental mantê-la controlada. Continue a leitura e veja como você precisa lidar com a alimentação.

Alimentos para hipertensos: O que evitar?

A alimentação balanceada é importante não apenas para prevenir a pressão alta, mas também para evitar seu agravamento quando ela se instala.

De acordo com os especialistas, o primeiro passo para controlar a hipertensão é evitar alimentos processados, tais como:

Amaciantes de carne;

Caldos de carne ou de legumes;

Molho de soja;

Molho inglês;

Sopas em pó;

Macarrão instantâneo;

Carnes processadas, como linguiça, salsicha, bacon e salame.

Esses alimentos são ricos em sódio, uma substância que aumenta a hipertensão arterial. O sódio é o grande inimigo da saúde de quem o consome.

Evite cafeína

Outros alimentos que você precisa retirar do cardápio são aqueles que possuem altos níveis de cafeína, como:

Café;

Chá verde;

Energético;

Bebidas alcoólicas, etc.

A cafeína eleva a pressão porque provoca a resistência vascular e, assim, dificulta o fluxo nos vasos sanguíneos.

Leia também: Imposto de Renda deixa de ser cobrado sobre pensão alimentícia, decide STF

Evite alimentos gordurosos

A gordura, por sua vez, favorece o aumento de peso e o aparecimento de aterosclerose (placas de gordura), que pioram a hipertensão.

Portanto, evite consumir em excesso:

Carnes vermelhas;

Frituras;

Pizzas;

Lasanha congelada;

Queijos amarelos.

Evitar esses alimentos é o primeiro passo para melhorar a hipertensão. O próximo é investir em alimentos saudáveis, como você vai conferir a seguir.

Alimentos para hipertensos: o que comer?

Bem, você já sabe o que eliminar do cardápio e agora é hora de saber o que você pode e deve consumir diariamente. O primeiro grupo da nossa lista é o das frutas.

Elas são ricas em vitaminas e nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Além disso, são fontes de fibras, minerais e substâncias antioxidantes, que podem auxiliar na redução da pressão arterial.

Em geral, não há restrição quanto aos tipos de frutas que podem ser consumidas. Apesar disso, é importante consumi-las com moderação, já que em excesso podem elevar o nível de glicose no sangue.

Invista em:

Abacate: consuma com moderação e sem acréscimo de ingredientes como açúcar ou leite;

Banana: libera hormônios ligados ao bem-estar, relaxa os músculos e tem efeito hipotensor (que baixa a tensão arterial);

Frutas vermelhas: morango, amora, framboesa, melancia, etc, possuem antocianina, que favorece a circulação e o controle da pressão arterial.

Legumes

Outro grupo de alimentos que ajudam a controlar a pressão é o dos legumes. Eles têm propriedades parecidas com as das frutas e podem ser consumidos nas principais refeições. Inclua no seu prato:

Beterraba;

Espinafre;

Abóbora;

Tomate;

Repolho, etc.

Uma boa dica é consumir suco de beterraba com limão. A bebida, além de ser rica em ferro, possui nitrato, que favorece o fluxo sanguíneo.

Oleaginosas

Agora, vamos falar das oleaginosas. Elas são ricas em gorduras boas para o organismo, por isso devem fazer parte da sua alimentação diária. Inclua nas suas refeições:

Linhaça;

Chia;

Castanha;

Nozes;

Amendoim.

E, finalmente, vamos falar das proteínas. Elas têm grande importância na alimentação diária e indispensável para o organismo.

Prefira consumir carnes magras, preferencialmente de aves e peixes. Elas são fontes de ômega 3, ômega 6 e ácidos graxos, substâncias que melhoram o funcionamento do organismo e contribuem para a boa nutrição.

As carnes de aves, em especial, possuem vitamina B e alto teor de proteínas. As carnes de peixes, principalmente as gordas, possuem maior quantidade de ômega 3 e ácidos graxos, que ajudam a controlar a pressão arterial.

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário