sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Alimentos ricos em fibra: por que você precisa consumi-los?

Além de reduzir as chances de doenças no intestino, a fibra encontrada nos alimentos traz diversos outros benefícios
Imagem ilustrativa. Foto: Divulgação/Samel

Seja no café da manhã, seja no almoço, seja no jantar, uma boa alimentação nunca é demais para manter a saúde em dia. E, para isso, os alimentos ricos em fibra são parte essencial. 

Além de favorecer o intestino, reduzindo as chances de doenças nessa parte do corpo, a fibra encontrada nos alimentos traz diversos outros benefícios. Quer descobrir quais são eles? 

Neste artigo, a Samel Planos de Saúde vai mostrar os benefícios da fibra para a saúde e onde encontrá-las. Acompanhe!

O que são fibras e quais os tipos?

As fibras são substâncias de origem vegetal que não são digeridas pelo organismo. Apesar disso, são muito importantes para manter a saúde em dia. Entre os benefícios estão o combate à prisão de ventre e à obesidade e o controle da diabetes.

Essa substância é encontrada basicamente em frutas, vegetais, grãos e cereais. As fibras estão divididas em dois tipos: solúveis e insolúveis.

Fibras solúveis

A solúvel é o tipo que se dissolve na água e forma uma espécie de gel, permanecendo mais tempo no estômago e no intestino delgado. Dessa forma, proporciona maior sensação de saciedade, regulando o açúcar no sangue e diminuindo o colesterol ruim

Elas também passam por um processo de metabolização e fermentação pelas bactérias boas no intestino. Isso ajuda a reduzir inflamações na região, evitando o surgimento de doenças gastrointestinais, como a doença de Crohn, colite ulcerativa e a síndrome do intestino irritável. 

Além destas, ajuda a prevenir uma das doenças mais graves do intestino, o câncer de colorretal. 

Fibras insolúveis

Esse tipo de fibra é igualmente importante para a saúde do intestino. Ela não se dilui na água e sua fermentação na microbiota intestinal é limitada. Ou seja, não é totalmente decomposta pela flora intestinal.

Dessa forma, quando chega ao intestino grosso, acelera o trânsito intestinal e aumenta o volume das vezes, atuando como um laxante natural. Isso ajuda a prevenir problemas como prisão de ventre, hemorroidas e inflamações a nível intestinal. 

Além disso, favorece a eliminação de produtos tóxicos gerados durante o processo de digestão do alimento. 

As fibras alimentares, em geral, são importantíssimas para a saúde do intestino. Como você viu, elas ajudam a prevenir diversas doenças e, por isso, você precisa consumi-las regularmente. 

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Alimentos ricos em fibra

As fibras podem ser encontradas nos mais diversos alimentos de origem vegetal. A lista é imensa, por isso selecionamos os mais comuns e fáceis de encontrar. Veja:

  • Leguminosas: feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, soja em grão, etc;
  • Grãos, farelos e farinhas integrais (arroz, linhaça, aveia, cevada, milho, trigo);
  • Pães e biscoitos integrais (centeio, farinha integral, milho);
  • Cereais instantâneos e matinais;
  • Vegetais: agrião, alface, abóbora, abobrinha, aipo, aspargos, beterraba, brócolis, couve, acelga, batata-doce, rúcula, escarola, erva-doce, espinafre, repolho, salsa, cebolinha, cebola, cenoura crua, couve-flor, milho verde, nabo, pepino, pimentão, quiabo, rabanete, tomate cru, vagem;
  • Frutas: abacate, abacaxi, ameixa fresca, ameixa seca, amora, banana, caju, cereja fresca, coco fresco e/ou seco, damasco seco, figo fresco e/ou seco, goiaba, kiwi, laranja (com o bagaço), maçã com casca, manga, maracujá, mamão, melancia, melão, tangerina, morango, nectarina, pera com casca, pêssego com casca, tâmara, uva fresca e passa.

Receita rápida

Suco de beterraba com banana.

Ingredientes

Meia beterraba de tamanho médio;

1 banana caturra;

2 copos americanos duplos de água gelada;

1 colher de sopa de açúcar.

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar bem cremoso. Sirva em seguida.

Rendimento

3 porções. 

Você pode tomar uma vez ao dia e em pouco tempo você perceberá uma melhora considerável no funcionamento do seu intestino. 

Conclusão

Agora que você já conhece os benefícios das fibras alimentares para a saúde, não deixe de incluir no seu cardápio os alimentos indicados neste artigo. Mas é claro, ninguém melhor que um profissional de nutrição para orientar você a montar uma dieta personalizada.

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*Com informações da assessoria

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