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Alto número de denúncias faz Polícia Civil alertar consumidores sobre boletos falsos

Delegado alerta para golpes aplicados contra empresas e pessoas físicas (Foto: Divulgação PC-AM)

Um golpe cada vez mais comum tem chamado a atenção da Polícia Civil pelo grande número de denúncias registradas nas unidades policiais do Estado. Investigado pela Delegacia Especializada em Crimes Contra o Consumidor (Decon), este tipo de crime se tornou comum não apenas entre pessoas físicas, mas especialmente em empresas.

“Vale ressaltar que esse golpe tem se tornado comum nas empresas, de modo que o documento falso é encaminhado diretamente para o setor financeiro, confundindo os funcionários. Diante disso, deve-se desconfiar ao receber qualquer cobrança oferecendo desconto fora do planejamento”, explica o delegado Eduardo Paixão, titular da Decon.

Conforme Paixão, os tipos de golpe envolvendo boletos podem variar, sendo os mais comuns, os de cobranças de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), além de faturas de cartões de crédito e financiamento, cobrança de hospedagem de sites, associações beneficentes, religiosas ou sociais, e ainda, boletos enviados aos setores financeiros de empresas com muitas atividades, como hospitais e empresas públicas.

O titular da Decon reforça dicas de procedimentos como identificar boletos falsificados. Primeiramente o cliente deve confirmar a autenticidade do documento com a empresa prestadora do serviço, desconfiar da cobrança que a pessoa não está esperando ou do desconto incomum para pagamento.

Ainda segundo o delegado, outra prática comum dos estelionatários é informar no boleto que o pagamento é facultativo, uma técnica utilizada para se livrar facilmente de uma possível acusação. É importante ficar atento sobre a origem do boleto, porque é a partir da apropriação de dados sigilosos dentro dos bancos, que os indivíduos geram boletos com informações equivalentes ao que a vítima está esperando receber.

“Tenha cuidado com telefonemas informando sobre a necessidade de troca de boletos, com alegações de que há valores indevidos. A segurança é retornar a ligação no telefone oficial de empresa ou confirmar pessoalmente sobre a veracidade do boleto”, relata Eduardo Paixão.

O delegado explica que o cliente não deve ser responsabilizado pelo pagamento do boleto falso, se apenas a empresa tinha os dados dele. As empresas são responsáveis, pois precisam tomar as medidas internas necessárias para segurança dos dados do cliente, pois, o mesmo, não pode ser penalizado com o prejuízo. Cabe à empresa exigir a investigação policial, abrir sindicância interna e quitar a fatura do cliente. Se não houver solução administrativa, cabe ao consumidor munir-se de ocorrência policial, reclamação administrativa direta na empresa e demandar na justiça pelo dano moral e material.

“Caso você seja vítima desse tipo de golpe, o procedimento é registrar a ocorrência policial de estelionato em qualquer delegacia do bairro ou no site da Delegacia Interativa (DI) e entrar em contato com a empresa, pedindo a quitação, após mostrar os comprovantes de pagamentos feitos”, disse o titular da Decon.

Os canais de denúncia da Decon, podem ser acessados por meio dos números: (92) 99962-2731 e 3214-2264, ou pessoalmente na rua Felismino Soares, bairro Colônia Oliveira Machado, zona sul de Manaus.

Da Redação com informações da Assessoria

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