[views count="1" print="0"]

Alunos da rede particular de ensino retornam às aulas em Manaus

As escolas particulares adotaram todas as medidas de saúde com alunos, diretores e professores.
escola manaus

Foto: Júnior Amaral/Portal Tucumã

O quarto ciclo do plano de reabertura gradual do comércio e atividades não essenciais de Manaus teve início nessa segunda-feira (6). Nessa última etapa voltam a funcionar as creches da rede privada na cidade.

Hoje, pela manhã, muitos pais levaram os filhos para as salas de aula do Centro Educacional Fabrício Sampaio, localizado na rua São Luís, no bairro Colônia Santo Antônio.

A Escola atende crianças do maternal até o quinto ano do ensino fundamental. Segundo o diretor Fabrico Sampaio, os alunos participaram de atividades on-line durante o período da pandemia. “Foram quase quatro longos meses parados sem atividades com os alunos na escola, porém a instituição continuou a trabalhar de forma interna com atividades para os alunos através de videoaulas”, contou.

Cada sala foi dividida em dois grupos: Grupo A e Grupo B, o grupo A assiste as aulas presenciais, enquanto isso o grupo B fica em casa fazendo atividades online, e propostas enviadas pelos professores. No outro dia, o Grupo A fica em casa e retorna para a sala de aula o grupo B. Também foi dividido em grupos para não haver aglomeração. O intervalo é o único momento em que é permitido que as crianças retirem as máscaras para o lanche.

Nova realidade

Fabrício contou que a escola teve que se adaptar ao ambiente virtual e desenvolveu o seu próprio aplicativo, onde a comunicação com os pais foi bastante facilitada.

Durante a suspensão das atividades presenciais, a escola continuava a mandar as aulas gravadas e ao vivo para os alunos, além das atividades e provas que foram realizadas também via aplicativo. “Nós tiramos algo positivo desse momento de pandemia. Essa ferramenta, vamos adotar para sempre agora na escola. Além da retomada das atividades presenciais, nós vamos continuar ainda esse aplicativo.” relatou.

A instituição já tinha, antes da pandemia, o sistema de álcool em gel, locais para acesso de lavagem das mãos, e todos os cuidados básicos de higienização foram reforçados e falados nas reuniões com os pais – que sentiram maior segurança no momento de levar os filhos novamente para a escola.

Foto: Júnior Amaral/Portal Tucumã

A professora Vanessa Lopes, do ensino maternal, fez um balanço sobre o primeiro dia das atividades presenciais. Ela conta que os alunos foram muito bem e apresentaram boa saúde.

“Os alunos voltaram para as aulas presenciais muito bem, com muita saudade, parecia que nem tinha acontecido nada. Foram logo pedindo folhas e lápis de cor para realizar as atividades de desenhos. As crianças estão mantendo também a distância, estão bastante conscientes, pois nas aulas gravadas os professores sempre falavam da prevenção”, contou.

Horário de saída

A entrega de alunos para os pais no horário da saída vai ser realizada com o anúncio via sonorização. Os alunos sairão em grupos. Os pais, para evitar aglomeração, aguardam em uma espécie de marcação na parte externa, cumprindo as normas de distanciamento. A saída ocorrerá em sistema de rodízio, e a medida que um pai for saindo com seu filho o outro já ocupa o seu espaço, evitando a aglomeração.

A escola segue reforçando as medidas de prevenção na instituição como: distanciamento social, evitando aglomerações, uso de máscara dos funcionários, álcool em gel, higienização dos ambientes, marcação de espaço orientado nos locais de fila e limpeza contínua do ambiente.

O quarto ciclo é a última etapa do plano de reabertura gradual do comércio e atividades não essenciais em Manaus, definido a partir do mapeamento e análise de indicadores da evolução da pandemia e a queda no número de óbitos em Manaus.

De acordo com a Fundação de Vigilância de Saúde (FVS-AM), as orientações básicas e medidas de prevenção ainda são importantes no enfrentamento contra a pandemia da Covid-19.

Por Carolina Dias
Edição: João Paulo Castro

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário