[views count="1" print="0"]

AM não tem estrutura para tratar família Virgílio; prefeito e filho preferem SP

A discussão voltou a tona depois que Arthur Bisneto, secretário-presidente da Casa Civil, foi para São Paulo se tratar da Covid-19.
Arthur

Manaus – Arthur Bisneto, secretário-chefe da Casa Civil, foi internado às pressas na manhã deste sábado (12) no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, depois de apresentar complicações do novo coronavírus (Covid-19). Após confirmação da notícia, veio a tona uma antiga discussão: o sistema de saúde não é ideal para a família Virgílio?

Ele agiu da mesma maneira quando seu pai, atual prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), também testou positivo para Covid-19.

O prefeito, que tem 74 anos, foi diagnosticado com a doença no dia 30 de junho deste ano, coincidentemente na mesma data em que equipes da Polícia Federal, sob o comando do Tribunal Superior de Justiça (TSJ), desembarcaram em Manaus para o cumprimento de mandados de busca e apreensão que tinham como alvo nomes ligados à saúde pública.

Arthur Neto chegou a participar de eventos públicos junto com a primeira-dama do município, Elisabeth Valeiko, entre eles: a inauguração do Complexo Viário Ministro Roberto Campos, situado na Avenida Constantino Nery, na Zona Centro-Sul da capital.

Foi internado às pressas no Hospital Adventista, porém, no dia 6 de julho, Arthur Neto foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, dentro de uma aeronave particular.

A transferência do prefeito aconteceu durante o período em que o Hospital de Campanha Municipal Gilberto Novaes, instalado pelo Grupo Samel no bairro Lago Azul, Zona Norte, foi desativado. Mesmo assim, na altura do campeonato, Arthur fazia elogios para o sistema de saúde do Amazonas, que, para ele, “é um dos melhores do país”.

Arthur manda mensagem de dentro do hospital após ser internado por Covid-19
Arthur Neto durante tratamento em SP – Foto: Reprodução

Arthur se recuperou da Covid-19 e chegou em Manaus no dia 29 de julho, mas foi alvo de críticas, principalmente do vereador e hoje pré-candidato a prefeito da capital, Chico Preto (DC). O parlamentar disse quera melhor Arthur ter “ficado em São Paulo”.

Coincidência

O roteiro foi praticamente o mesmo, pouca coisa mudou neste cenário. Arthur Bisneto foi diagnosticado com Covid-19 no final de agosto deste ano.

Ele chegou a ficar internado no Hospital Adventista, mas recebeu alta no dia 28 agosto. Mas o mandatário da Casa Civil apresentou complicações da doença por ser asmático.

Pessoas próximas a ele informaram que ele foi para São Paulo em uma UTI móvel. O quadro clínico do mandatário da Casa Civil é estável e vai continuar sendo acompanhado pela equipe médica do Hospital Sírio Libanês.

Números

Até na última sexta-feira (11), o Amazonas totalizava mais de 126 mil casos confirmados por Covid-19, sendo 45.021 em Manaus e 81.402 no interior. Os óbitos chegam a 3.883, conforme boletim divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).

Entretanto, o Estado possui aproximadamente 107 mil pessoas recuperadas da Covid-19, quantidade que representa 84% dos casos confirmados da doença.

Foto: Divulgação/Semcom

Leia também: Vídeo: ‘É um velho e querido amigo de longa caminhada’, diz Eduardo Braga sobre morte de Nonato Lopes

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário