quarta-feira, 17 de agosto de 2022

AM tem 5 pré-candidatos homens e uma mulher mulher na disputa ao governo

Segundo dados informados pelo TSE, os pré-candidatos vão disputar votos de 2.647.748 eleitores aptos a votar

Seis pessoas anunciaram pré-candidatura para o Governo do Amazonas. Entre os possíveis elegíveis, consta apenas uma mulher, até o momento. Os políticos têm investido em divulgação nas redes sociais. Acredita-se que o objetivo seja atrair eleitorado para a convenção partidária. A primeira convenção acontece no dia 30 de julho, pelo Solidariedade.

Determinado pela Resolução 23.609 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o período para as convenções acontecerem é a partir desta quarta-feira (20) até o dia 5 de agosto.

Entre os políticos que já lançaram as pré-candidaturas estão a ex-juíza Carol Braz (PDT); o atual governador Wilson Lima (União Brasil); os ex-governadores Amazonino Mendes (Cidadania) e Eduardo Braga (MDB); o deputado estadual Ricardo Nicolau (Solidariedade); e o ex-deputado federal Henrique Oliveira (Podemos).

No PSOL, uma disputa interna tem dificultado a divulgação do nome escolhido para a disputa, mas o advogado Marcelo Amil é o mais contado. O nome escolhido será decidido na convenção do partido, ainda sem data definida.

Amazonino Mendes é o pré-candidato de mais idade, com 82 anos. Ele tem se dedicado na divulgação por meio das redes sociais, mas como contraiu Covid-19, nos últimos dias, a frequência de postagens diminuiu. Amazonino é apoiado pelo PSDB, que vai apostar no ex-prefeito Arthur Virgílio Neto para o Senado Federal.

O senador Eduardo Braga publicou, nesta quarta-feira (20), um vídeo do ex-presidente e pré-candidato à presidência Luis Inácio Lula da Silva (PT). No vídeo, Lula declara apoio à candidatura de Braga e defende a Zona Franca de Manaus (ZFM).

O atual governador Wilson Lima é quem possui o maior número de apoio de partidos. Além do União Brasil, Lima conta com o reforço do PL, Avante, Republicanos e Progressistas. Wilson Lima está no primeiro mandado como governador e disputará a reeleição.

Carol Braz é novata entre os concorrentes na disputa. A ex-juíza é a única mulher na disputa do Executivo estadual. Braz enfrentará políticos com longa experiência em campanhas eleitorais.

Ricardo Nicolau tem cinco mandatos como deputado estadual e está há 20 anos na Assembleia Legislativa do Amazonas.

Henrique Oliveira, além de deputado federal, foi vice-governador no governo de José Melo. Em 2017, foi cassado pelo TSE por compra de votos.

Segundo dados informados pelo TSE, os pré-candidatos vão disputar votos de 2.647.748 eleitores aptos a votar.

Tags:
Compartilhar Post:
Veja Também