[views count="1" print="0"]

Amazonas investiga caso suspeito de varíola dos macacos

Paciente buscou atendimento médico após apresentar dor de cabeça, dor no corpo, tosse e erupções na pele
Fundação de medicina tropical
(Foto: Divulgação)

Manaus (AM) – A Fundação de Medicina Tropical (FMT) está investigando o primeiro caso suspeito da doença conhecida como “varíola dos macacos” (monkeypox) no Amazonas. O paciente é um homem, que não teve o nome nem idade reveladas.

Segundo informações iniciais, o paciente buscou atendimento médico após apresentar dor de cabeça, dor no corpo, tosse e erupções na pele. Mas a OMS também divulgou outros sintomas como vômitos, diarreia, calafrios e dor de garganta.

Uma equipe média está fazendo o monitoramento do paciente e deve fazer exames que irá dizer se é ou não a doença que já ultrapassou 4,5 mil infecções em 31 países, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS).

No Brasil, número de casos de varíola dos macacos é de 37, segundo informações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro. A secretaria confirmou ontem o sexto caso no estado. Já Minas Gerais confirmou o seu primeiro caso, um homem com 33 anos, que esteve na Europa no período entre 11 e 26 deste mês.

Transmissão

A varíola é transmitida principalmente por contato direto ou indireto com sangue, fluidos corporais, lesões na pele ou mucosas de animais infectados, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). A transmissão secundária ou de pessoa a pessoa pode acontecer por contato próximo com secreções infectadas das vias respiratórias ou lesões na pele de uma pessoa infectada, ou com objetos contaminados recentemente com fluidos do paciente ou materiais da lesão. A transmissão ocorre principalmente por gotículas respiratórias. Ainda segundo a Opas, não existem evidências de transmissão por via sexual.

Leia mais:

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário