Antes de desembarcar em Manaus, profissionais da saúde são ‘aplaudidos’. VEJA VÍDEO:

Mais de 260 profissionais da saúde chegam a capital nesta segunda para reforço.
Por Thiago Eduardo
Publicado em 04/05/20 às 01h55

Profissionais da saúde que embarcaram em um voo da Gol com para Manaus, foram homenageados na noite deste domingo (3). Durante o voo, o comandante da aeronave solicitou a atenção de passageiros e tripulação e pediu uma grande salva de palmas para o que ele chamou de ‘heróis anônimos’.

O comandante chamou cada um e pediu para que ficassem de pé e recebessem os aplausos. “Estão deixando suas famílias e mudando de cidade, embarcando na missão honrada de trabalhar para conter a pandemia, salvando mais vidas. Trocaram a capa pelo jaleco e como nos filmes merecem os créditos por tanta dedicação”, falou no som, do avião.

O estado do Amazonas ganha, a partir desta segunda-feira (4), um reforço de 267 profissionais de saúde, contratados pelo Ministério da Saúde, para atuar no enfrentamento à Covid-19. São 37 médicos, 118 enfermeiros, 57 técnicos em enfermagem, 26 fisioterapeutas, 12 farmacêuticos e 17 biomédicos.

Estes profissionais se inscreveram na ação estratégica “O Brasil Conta Comigo”, que está cadastrando e capacitando profissionais, residentes e estudantes da área de saúde de todo o país para atuarem no atendimento à população diante da pandemia de coronavírus, em apoio aos estados e municípios que mais precisam.

A contratação destes profissionais é temporária, por até seis meses, e remunerada de acordo com o salário base de cada categoria. Contratados na cidade Dos 267 profissionais de saúde que aceitaram o convite para fazerem parte da primeira equipe de apoio no atendimento de pacientes infectados pela doença, 236 moram em Manaus e outros 31 são de outros estados da Federação, que se reunirão em Brasília e estão embarcando entre ontem e hoje para a capital.

Já na segunda pela manhã os profissionais passarão por capacitação presencial para o enfrentamento à Covid-19, incluindo palestra com psiquiatras sobre os cuidados com a saúde mental.

Esses profissionais também já realizaram o curso online de Protocolos de Manejo Clínico do Coronavírus (COVID-19), que foi disponibilizado por e-mail após o cadastro na iniciativa “O Brasil Conta Comigo – Profissionais de Saúde”.

Segundo a definição da Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas, os profissionais devem ser deslocados para atuação no Sistema Único de Saúde (SUS) de Manaus, Tabatinga, Itacoatiara e Manacapuru.

VEJA VÍDEO:

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link