Antônio Andrade, candidato a presidente do Garantido, anuncia projeto voltado para preservação de patrimônios do bumbá

antônio andrade
Antônio Andrade foi presidente do Boi Garantido de 2001 a 2002, sendo um dos responsáveis pela conquista de títulos importantes na história da agremiação
Por João Paulo Castro
Publicado em 21/09/20 às 05h28

Manaus – O candidato a presidência do Boi Garantido, Antônio Andrade, lançou no último domingo (20) a elaboração de um projeto com intuito de preservar os patrimônios da agremiação em Parintins, a 369 quilômetros da capital.

A famosa casa vermelha de Dona Maria Ângela Faria (in memoriam), pertencente à família Faria, poderá ser o primeiro imóvel com identidade relacionada ao Garantido a receber o projeto. A ideia é levar ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a realidade e a importância histórica e cultural da casa para a cidade de Parintins.

“Sei do imenso amor, dedicação e importância que Maria Ângela Faria tem para o Festival de Parintins, e principalmente, para o Boi Garantido.

Ela é nossa maior referência quando falamos de entrega total ao Boi do Povão. Eu fui o responsável por reconhecer oficialmente Maria Ângela como madrinha do Garantido, e serei o responsável por não deixar que a história dessa grande mulher seja esquecida” declarou Andrade.

No momento, a casa se encontra em complicado estado de conservação, pois em sua frente o muro de arrimo da cidade desabou e o custo para manutenção de um imóvel não habitado com segurança é bastante alto para ser mantido pela família. Desta forma, ao ser reconhecida como um patrimônio histórico e cultural de suma importância para Parintins, o imóvel poderá receber convênios e verbas federais para seu restauro e manutenção permanentes, posteriormente se transformaria no Museu da Memória Maria Ângela Faria, um espaço cultural com um completo acervo da história da madrinha do Garantido.

Caso ganhe a eleição, Antônio conta que este seria apenas o primeiro passo da sua gestão. Em seguida, o mesmo projeto deve ser apresentado para o Curralzinho da Baixa, antigo curral do Boi Garantido e onde morava o seu criador, Mestre Lindolfo Monteverde.

Com informações da Assessoria
Foto: Divulgação

Leia também: Boi Garantido consegue recuperar patrimônios comprados pela Samel

antônio andrade

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap