terça-feira, 16 de agosto de 2022

Apocalipse de insetos? Pesquisa mostra planeta caminhando para colapso

Pesquisadora identificou pela primeira vez uma ligação alarmante entre a crise climática e a agricultura intensiva
(Foto: Marcelo Casimiro/Rebipp)

Apocalipse de insetos – Um estudo publicado na revista Nature revela que o uso extremo da terra combinado com o aquecimento global estão levando os ecossistemas de insetos ao colapso em algumas regiões do mundo.

A pesquisadora Charlotte Outhwaite identificou pela primeira vez uma ligação alarmante entre a crise climática e a agricultura intensiva em locais onde esses impactos são particularmente altos. Nessas áreas, a abundância de insetos já caiu quase 50%, enquanto o número de espécies foi reduzido em 27%.

Essas descobertas levantam grandes preocupações, de acordo a principal autora do estudo e pesquisadora da University College London, dado o importante papel dos insetos nos ecossistemas locais, polinização e produção de alimentos, e observou que a perda de insetos (apocalipse de insetos) pode ameaçar a saúde humana e segurança alimentar.

“Três quartos das nossas colheitas dependem de insetos polinizadores”, disse Dave Goulson, professor de biologia da Universidade de Sussex, no Reino Unido, à CNN . “As colheitas começarão a falhar. Não teremos coisas como morangos.”

“Não podemos alimentar 7,5 bilhões de pessoas sem insetos.”

Outhwaite disse que suas descobertas “podem representar apenas a ponta do iceberg”, devido à quantidade limitada de evidências em algumas regiões.

“Mas acho que também há muitas consequências que provavelmente não sabemos porque, obviamente, existem muitos tipos diferentes de insetos”, disse. “Eles fazem tantas coisas importantes. Nós simplesmente não temos um controle forte sobre o quanto dependemos neles para certas situações.”

Tags:
Compartilhar Post:
Veja Também