[views count="1" print="0"]

Artistas do Boi Garantido travam batalha contra Covid-19

Alguns artistas estão internados e outros seguem em isolamento social. O presidente do Boi Garantido suspendeu qualquer realização de evento
artistas covid

Manaus – A Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido está enfrentando um surto do novo coronavírus (Covid-19) em seu quadro artístico. Hoje, sete artistas da agremiação foram diagnosticados com a doença, entre eles: os levantadores de toada David Assayag, Leonardo Castelo e Márcia Siqueira, a coordenadora de vocais, Roci Mendonça, e os compositores Enéas Dias, Rafael Marupiara e Rubens Alves.

Diante dessa situação, alguns artistas do boi vermelho encontram-se internados na capital, como é o caso de David Assayag e Leonardo Castelo, ambos estão no Hospital Samel e estão sendo acompanhados por uma equipe médica.

Roci Mendonça está internada na Maternidade Ana Braga pois, recentemente, foi submetida a um parto prematuro pelas complicações causadas pela Covid-19. O quadro clínico da cantora requer atenção e ela vem sendo acompanhada por uma equipe médica.

O compositor Rubens Alves está internado no Hospital Santa Júlia, no entanto, ainda não há informações sobre o quadro clínico dele.

No caso de Rafael Marupiara, a situação está mais delicada, isso porque ele está em estado grave e segue intubado. O artista se encontra internado no Hospital São Lucas.

Enéas Dias teve o pulmão atingido pela doença, o compositor e também produtor musical do Boi Garantido seria internado na Samel, mas ele apresentou melhoras e segue em isolamento social.

A cantora Márcia Siqueira não ficou internada segue em isolamento social na sua casa. Ela está apresentando melhoras durante o tratamento da Covid-19.

Determinação

O presidente do Boi Garantido, Antônio Andrade, determinou na última terça-feira (5) o cancelamento de eventos do bumbá que cause aglomerações. A decisão acontece depois que os artistas do boi da Baixa do São José foram diagnosticados com Covid-19.

Antônio determinou que qualquer evento, que produza aglomeração de pessoas, seja proibido nos próximos 60 dias. Além disso, o presidente também estipulou que a marca ou nome do Boi-Bumbá Garantido não fosse usado em nenhum evento.

O gestor encarnado também proibiu a participação da figura do Boi Garantido em qualquer evento público. Ele reforçou que os torcedores e simpatizantes do bumbá se unam para combater a Covid-19.

O presidente Antônio Andrade se colocou à disposição dos artistas para ajudar no tratamento contra Covid-19. No dia 21 de julho Antônio Andrade pegou alta do Hospital Samel após se recuperar da Covid-19.

Números

Hoje o Estado vive a “Fase Roxa” da doença. Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), foram registrados 2.192 novos casos de Covid-19, totalizando 207.092 casos da doença no estado, sendo 85.728 em Manaus e 121.364 no interior.

Atualmente a rede hospitalar tem 1.210 pacientes internados, sendo 797 em leitos (295 na rede privada e 502 na rede pública), 391 em UTI (140 na rede privada e 251 na rede pública) e 22 em sala vermelha, estrutura voltada à assistência temporária para estabilização de pacientes críticos/graves para posterior encaminhamento a outros pontos da rede de atenção à saúde.

Foto: Reprodução/Facebook

Leia também: ‘A prefeitura estará preparada’, disse David Almeida sobre vacinação contra Covid-19, em Manaus

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário