Bairro Jorge Teixeira registra altos índices de mortes por arma de fogo no início de 2021

Os moradores do bairro Jorge Teixeira, zona Leste da capital, relatam que estão vivendo com a sensação de medo e insegurança
Por João Paulo Castro
Publicado em 22/02/21 às 20h18
bairro jorge teixeira mortes
bairro jorge teixeira mortes

Apesar da pandemia, Manaus vem registrando muitos homicídios em diversas zonas da capital, tornando-se um verdadeiro cenário de guerra e violência nas ruas da cidade. No bairro Jorge Teixeira, zona Leste da cidade, o cenário é de medo e pavor entre os moradores da área.

Segundo a polícia, grande parte dos casos têm ligação com a briga pelo domínio do tráfico de drogas.

O Instituto Médico Legal (IML) aponta que, entre janeiro e fevereiro de 2021, até o momento, foram registradas 18 mortes por armas de fogo no bairro Jorge Teixeira.

Entre as ocorrências listadas há dois casos que aconteceram por meio de interferência policial, quando o suspeito de algum crime entra em confronto com a equipe que está patrulhando as ruas de Manaus.

Um morador do Jorge Teixeira, que preferiu não se identificar, cobrou mais policiamento na região. Ele diz que o bairro está abandonado pelo público.

“Há muito tempo a segurança pública tem sido complicada por aqui. Em menos de 48 horas perdemos cinco jovens mortos em tiroteios e ataques, pessoas novas que a gente viu crescer no bairro. Hoje o Jorge Teixeira está abandonado. O poder público deixou de apoiar tudo que tem por aqui”, disse.

O morador tem que novos homicídios aconteçam nos próximos dias pois, segundo ele, há uma promessa de vingança em meio ao cenário de guerra travado pelas facções criminosas.

“Precisamos cuidar dos nossos jovens, só assim ganharemos essa guerra. A tendência é piorar nos próximos dias, o que se ouve no bairro é desejo de vingança pelas mortes que aconteceram. Os caras matam sem piedade”, ressalta.

Morte de cabeleireiro

Um dos casos que gerou grande repercussão nos últimos dias foi assassinato no do cabeleireiro Israel da Silva Ferreira, de 29 anos, na noite do último sábado (20), na rua Tambaqui, bairro Jorge Teixeira.

De acordo com populares, três homens até o momento não identificados chegaram ao local em um carro modelo Celta, de cor vermelha, e efetuaram pelo menos sete tiros contra a vítima.

homem morto jorge teixeira
Os familiares disseram que ele já tinha passagem por tráfico, em 2009 – Foto: Denivaldo Oliveira/Portal Tucumã

Logo em seguida, os suspeitos fugiram sem deixar nenhuma pista. Israel não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado apenas para constatar o óbito.

Israel tinha acabado de sair do salão onde trabalhava momentos antes do crime acontece. A Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) investiga o caso.

Resposta

O Portal Tucumã procurou a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e a Polícia Militar cobrando esclarecimentos sobre o reforço do policiamento no bairro Jorge Teixeira.

Até o final dessa reportagem, não tivemos nenhum retorno, mas o espaço ficará aberto para esclarecimentos.

Foto: Jander Robson

Leia também: ‘Precisamos de respostas e que prendam os responsáveis pelo crime’, diz esposa de motoboy morto após latrocínio

bairro jorge teixeira mortes

veja mais

veja mais

Copy link
Powered by Social Snap