Banda de rock amazonense lança música como forma de reflexão sobre fenômenos atuais

A música 'Benjamim & David' faz parte do novo álbum da banda Zona Tribal. Ela faz um alerta sobre o uso das redes sociais e faz críticas ao Governo Federal.
Publicado em 25/03/20 às 02h00
Por joao.castro

Foto: Divulgação

A banda de rock amazonense ‘Zona Tribal’ lançou uma nova música na história de sua carreira. Intitulada como ‘Benjamim & David’, a canção faz parte do disco ‘Cinzas do Exílio’, trabalho recente do grupo.

Em sua narrativa, a música serve como reflexão sobre o atual momento que o Brasil e o mundo vive. Segundo Mencius Melo, vocalista e principal fundador da banda, a ideia da música foi elaborada em 2013 quando ele morava em São Paulo e se perdeu nas ruas da capital paulista.

“Morei em São Paulo no período de um ano, eu acabei me perdendo na avenida Engenheiro Caetano, não sabia a direção da minha casa. Durante o trajeto veio na minha cabeça o mantra ‘Benjamim, reza por mim. David, meu escudo, me protege’. Essas palavras ficaram na cabeça”, disse Mencius.

O cantor revelou ao Portal Tucumã que Benjamim e David são seus filhos, de acordo com ele, ambos possuem representações. “Benjamim é uma criança maravilhosa, ele tem uns insights espirituais bem legais, o David ele tem como símbolo uma estrela, que dentro da cultura judaica, não é uma estrela, mas sim um escudo”, contou.

A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Mencius Melo, pessoas sorrindo
Mencius Melo (centro) com seus filhos Benjamim (esquerda) e David (direita) no porto da Baixa do São José, em Parintins. Foto: Reprodução/Facebook

Reza e reflexão

Mencius revelou que anotou esse mantra e levou consigo para sempre na vida, nos momentos de dificuldades, ele entoava a frase como reza e ganhava força para seguir seus objetivos.

‘Benjamim & David’ começou a ganhar forma nos últimos meses diante de fenômenos como as redes sociais e fake news, o governo do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) e a recente pandemia do coronavírus (Covid-19). Mencius revelou que vários estudos lhe ajudaram na hora de escrever a música.

“Nos últimos meses que o Brasil mergulhou em uma loucura absurda que esse governo gera na nação, eu comecei a compor misturando a música misturando o mantra que fiz para os meus filhos e comecei a estudar os textos de uma professora parintinense chamada Ivana Bentes. Estudei sobre memética, distopias e semiologia dos discursos. Os textos me enriqueceram muito”.

Cancelamento de shows

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um dos meios de evitar a propagação do coronavírus é suspender eventos com mais de 100 pessoas. Pensando nisso, recentemente o governador do Amazonas, Wilson Lima, baixou um decreto suspendendo funcionamento de bares, restaurantes, lanchonetes e casas de show.

Foto: Camila Batista

A banda Zona Tribal é reconhecida por fazer apresentações em diversos bares da capital amazonense. Devido a pandemia da doença, os shows da banda precisaram ser adiados, mas segundo Mencius, o grupo vem fortalecendo seus trabalhos pelas redes sociais.

“A gente busca fortalecer as redes sociais da banda, eu liberei a música para compartilhamento no WhatsApp, preciso fazer com que o grupo se movimento nesse período de estagnação mesmo sabendo que não vai ter retorno financeiro”, disse.

Em contrapartida, a divulgação de ‘Benjamim & David’ serve para atrair os seguidores para plataformas digitais como Spotify, onde a discografia da banda foi divulgada.

Sobre o ‘Zona Tribal

A banda Zona Tribal surgiu em 1996 nos corredores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Em sua parte musical, o grupo é influenciado por bandas consagradas no rock mundial, entre elas Green Day e Nirvana e nas letras de Bob Dylan e Chico Buarque.

Natural de Parintins, o jornalista Mencius Melo é o principal fundador da banda. Ele tem a companhia de Jean Carlo, na guitarra, Plínio Anunciatto, no baixo, e Marcos Moura, na bateria.

Resultado de imagem para banda zona tribal
Foto: Divulgação

Com cinco álbuns, o Zona Tribal conquistou sua marca no rock amazonense e se tornou uma das bandas mais reconhecidas da cidade.

Ouça ‘Benjamim & David’

Por João Paulo Castro

MATÉRIAS RELACIONADAS