‘Boletim na Mão’ possibilita eleitor acompanhar boletins de urna no celular

Boletim na mão
O app está disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em versões Android e IOS
Por Edilânea Souza
Publicado em 25/11/20 às 10h03

O aplicativo “Boletim na Mão” lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) possibilita ao eleitor ler uma cópia digital dos boletins de urna no próprio celular ou tablet. O app está disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em versões Android e IOS.

Com o APP baixado, qualquer cidadão pode monitorar os votos recebidos pelos candidatos nas urnas das seções eleitorais. Além de acompanhar a apuração dos votos, há canais para apresentação de denúncias por pessoas comuns e verificação das investigações.

O aplicativo funciona da seguinte forma: com o celular aberto no aplicativo, o eleitor ‘escaneia’ o QR Code nas seções eleitorais de interesse e confere, posteriormente, se os dados coletados correspondem a aqueles totalizados e divulgados no site do TSE.

Denúncias

Qualquer pessoa pode apresentar denúncias em tempo real pelo celular sobre práticas indevidas ou crimes eleitorais cometidos no dia da votação ou em outro momento. Um aplicativo para denúncias eleitorais está disponível em versões Android e IOS nesta página.

Os procedimentos de fiscalização e auditoria do sistema eletrônico de votação estão estabelecidos na Resolução nº 23.603/2019. Na internet, a Justiça Eleitoral detalha o passo a passo da votação e ainda responde às 20 perguntas mais frequentes sobre a segurança das eleições. Para saber mais, acesse aqui.

Com informações Agência Brasil

Leia mais: Eduardo Bolsonaro é acusado de prejudicar relações entre China e Brasil

Boletim na mão

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap