[views count="1" print="0"]

Bolsonaro acusa França e Noruega de comandar política ambiental contra o Brasil

Bolsonaro também admitiu que existe desmatamento ilegal na Amazônia
Lula acusa Bolsonaro
(Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Manaus (AM) – Durante entrevista ao programa “Cara a Tapa, no Youtube, transmitido neste sábado (13), o presidente Jair Bolsonaro atacou e afirmou que França e Noruega “comandam política ambiental contra o Brasil” e usando a Amazônia como desculpa para prejudicar os negócios brasileiros no exterior.

No programa comandado pelo youtuber Rica Perrone, Bolsonaro disse que França, Noruega e outros países criticam a política ambiental do Brasil em razão de uma “briga comercial dos commodities”.

“Quem comanda praticamente uma política ambiental contra o Brasil é a França, é a Noruega”, disse o presidente.

“Não tem como dizer que não tem incêndio no Brasil, que não vai pegar fogo no pantanal sul-matogrossense, não tem como. Porque a reserva de combustível vegetal morre e fica ali, pode ser uma combustão espontânea, pode ser alguém com maldade. E toca fogo”, completou.

Bolsonaro também admitiu que existe desmatamento ilegal na Amazônia. “Tem desmatamento ilegal? Tem, a gente não vai nega. Mas não tem essa proporção”, afirmou o presidente.

Em relação aos incêndios na Amazônia, o presidente comparou as reclações de nações estrangeiras com a ausência de ação da França, no combate ao incêndio da Catedral Notre Dame em solo francês em 2019.

Bolsonaro negou que ele seja “Bolsonero” por conta dos incêndios no país, assim como Emmanuel Macron, presidente da França, seja “Macronero” pelos incêndios que ocorrem na região.

“Eu não sou o Bolsonero nem o Macron é o Macronero. Ninguém quer tocar fogo no seu país. Mas a França não é nada, territorialmente falando, perto do Brasil. E não consegue apagar fogo lá. Pegou fogo em Notre Dame. Ué?”.

Naruega e Fundo Amazônia

No início do governo Bolsonaro, Noruega suspendeu o financiamento ao Fundo Amazônia que era mantido junto com a Alemanha. O projeto tinha a finalidade de captar doações estrangeiras para investimentos não reembolsáveis em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, e de promoção da conservação e do uso sustentável da Amazônia Legal.

França e a política leniente

A França acusa o Brasil de adotar política leniente no tocante ao desmatamento e aos incêndios na Amazônia.

LEIA TAMBÉM: Bolsonaro declara patrimônio de R$ 2,3 milhões ao TSE; Veja bens de outros candidatos

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário