sexta-feira,

26 abril 2024

Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Boris Johnson se mostra preocupado com mutação da Covid-19 no Brasil

Johnson não especificou quais medidas serão tomadas, mas sua declaração externa a preocupação com o impacto que uma nova linhagem do coronavírus possa ter no país
Especial Publicitário
Boris Johnson
Boris Johnson

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson disse, nesta quarta-feira (13), que o governo está buscando maneiras de impedir que uma variante do novo coronavírus entre no Reino Unido. A variante foi encontrada no Braisl, principalmente no Amazonas.

Johnson não especificou quais medidas serão tomadas, mas sua declaração externa a preocupação com o impacto que uma nova linhagem do coronavírus possa ter no país. Atualmente, o Reino Unido enfrenta uma segunda onda de covid-19, com aumento de casos e mortes ligados a uma outra variante.

“Estamos preocupados com a nova variante brasileira e estamos tomando providências (para proteger o país) em relação à variante brasileira. Acho que é justo dizer que ainda temos muitas dúvidas sobre essa variante “, disse ele a um comitê parlamentar.

Pesquisas em andamento na Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) Amazônia apontaram que a nova variante do novo coronavírus encontrada em pacientes japoneses tem origem no estado do Amazonas. As mutações achadas no vírus, até então inéditas, criaram o que será uma provável nova linhagem brasileira.

Segundo os cientistas, ainda é cedo para ter certeza, mas as mutações achadas podem significar que essa nova linhagem tem maior poder de transmissão, visto que duas importantes mutações foram descritas simultaneamente na proteína Spike — que faz a ligação do vírus às células e está é relacionada a capacidade de transmissão do SARS-CoV-2 (como é conhecido o novo coronavírus).

Os dados apontam que a linhagem B.1.1.28, que está presente em todo o país e que é a mais frequente no Amazonas, sofreu uma série de mudanças.

Notificação do Japão

O Ministério da Saúde do Japão notificou o Brasil no último fim de semana sobre uma nova variante do coronavírus detectada em quatro pessoas provenientes do estado do Amazonas. Eles chegaram a Tóquio pelo aeroporto Haneda, no dia 2 de janeiro, e tiveram teste positivo durante a quarentena imposta a viajantes.

Dos quatro viajantes, um homem na faixa dos 40 anos de idade apresentou problemas respiratórios, uma mulher de cerca de 30 anos relatou dor de cabeça e garganta e um adolescente teve febre. Segundo o governo do Japão, a outra infectada, uma adolescente, não apresentou sintomas.

Em nota, o Ministério da Saúde do Brasil disse que foi notificado pelas autoridades japonesas sobre uma variante com 12 mutações encontradas em passageiros que passaram uma temporada no Amazonas. Uma das mutações, segundo o ministério, é a mesma encontrada em variantes já identificadas no Reino Unido e na África do Sul, que tem maior potencial de transmissão.

Com informações UOL

Leia mais: Vacina de RNA abre possibilidades de combate contra esclerose múltipla

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
Banner TCE
Manaus é Chibata