[views count="1" print="0"]

Brasil deve receber até 14 milhões de vacinas de Oxford em fevereiro

Entre 10 e 14 milhões de doses de vacinas produzida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica britânica AstraZeneca serão entregues ao Brasil
Brasil deve receber até 14 milhões de vacinas de Oxford em fevereiro
Brasil deve receber até 14 milhões de vacinas de Oxford em fevereiro

O Brasil pode receber, ainda em fevereiro, entre 10 e 14 milhões de doses de vacinas produzida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica britânica AstraZeneca – em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) –, contra a Covid-19.

O novo lote será somado às outras 2 milhões de doses do imunizante que já foram recebidas no país no último dia 22. A informação foi repassada pelo Ministério da Saúde nesse sábado (30).

A pasta diz que recebeu uma carta do consórcio internacional Covax Facility com detalhes sobre o envio das doses. O grupo faz parte de uma aliança global da Organização Mundial da Saúde (OMS) para garantir acesso ao imunizante. O Brasil é um dos 191 países integrantes.

Em setembro do ano passado, duas medidas provisórias editadas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) garantiram os recursos para que o país participasse do consórcio. O governo federal também possui parceria direta com o laboratório AstraZeneca e a Universidade de Oxford para produção de vacinas, por meio da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), e com o Instituto Butantan, responsável pela CoronaVac.

Vacinas em Manaus

A vacinação de idosos contra a covid-19, com idade de 80 anos ou mais, iniciou em Manaus na última sexta-feira (29) e já ultrapassou a marca de mais de 4,8 mil imunizados. Os números da vacinação podem ser conferidos no Vacinômetro, no Portal de Transparência Covid-19, disponibilizado pela Prefeitura de Manaus.

O Vacinômetro é atualizado a cada minuto após o registro da aplicação de novas doses da vacina contra a covid-19. Até às 16h45 deste sábado, o número de idosos vacinados passava dos 4.870.

A vacinação dos idosos ocorre em cinco postos espalhados em todas as zonas de Manaus. Porém, os postos montados na Universidade Paulista (Unip), na zona Centro-Sul, e do Balneário do Sesc, na zona Oeste, são os mais procurados pela população de idosos nesses dois primeiros dias de vacinação.

Na Unip já foram vacinados mais de 1.650 e no Balneário do Sesc mais de 1.200. Nos outros três postos, a procura é mais baixa com mais de 750 vacinados no Clube do Trabalhor do Sesi; mais de 710 no Shopping Phelippe Daou; e 490 no Parque do Detran-AM.

A vacinação dos idosos com idade de 80 anos e mais segue até o dia 3 de fevereiro. Depois será iniciada a vacinação para idosos de 75 a 79 anos, entre os dias 4 a 9 de fevereiro.

A estratégia de vacinação adotada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) foi pela realização em drive-thru para reduzir ao máximo o risco de contaminação para os idosos. Para os que não têm carro, a Semsa criou postos fixos no mesmo endereço dos drive-thru assegurando a aplicação da vacina com segurança, sem aglomerações.

Já foram vacinados quase 14,5 mil pessoas em Manaus, com a maioria sendo de profissionais da saúde. Mais de 9,2 mil profissionais foram vacinados até a tarde deste sábado.

Foto: Divulgação

Leia também: Baleia Rossi acumulará comando da Câmara com Presidência do MDB, caso vença

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário