Portal Tucumã
Copyright ©2022 Portal Tucumã.
Todos os direitos reservados.

11 de agosto, 2022

Brasil tem 8 casos suspeitos de varíola dos macacos

varíola dos macacos brasil casos suspeitos
Foto: Reprodução/Agência Brasil

O Brasil tem oito casos suspeitos de varíola dos macacos e seis Estados investigam possíveis infectados, de acordo com acordo com dados atualizados pelo Ministério da Saúde, divulgados nesta quarta-feira (8).

Até o momento, o Brasil não possui nenhum caso confirmado da doença. Todos os possíveis infectados estão isolados.

Ainda de acordo com o comunicado, os dois novos pacientes em suspeita estão em Santa Catarina e no Ceará, nesses dois estados é o segundo caso notificado. No Ceará, a 1ª suspeita da doença foi descartada.

Outros pacientes estão nem São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Ceará, na qual cada estado investiga um caso. Já a Rondônia e Santa Catarina registraram dois casos.

Anvisa pede uso de máscara para evitar chegada da varíola dos macacos

Diante do aumento no número de casos da varíola de macaco, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu nota reforçando a necessidade de adoção de medidas “não farmacológicas”, como distanciamento físico, uso de máscaras de proteção e higienização frequente das mãos, em aeroportos e aeronaves, para retardar a entrada do vírus no Brasil.

“A Anvisa mantém-se alerta e vigilante quanto ao cenário epidemiológico nacional e internacional, acompanhando os dados disponíveis e a evolução da doença, a fim de que possa ajustar as medidas sanitárias oportunamente, caso seja necessário à proteção da saúde da população”, diz a nota divulgada ontem (23).

Ainda, de acordo com a agência, essas recomendações protegem não só contra a varíola e a covid-19, mas também contra muitas doenças infectocontagiosas.

Siga o Portal Tucumã nas redes sociais

IG: https://www.instagram.com/portaltucuma/
FB: https://web.facebook.com/Portaltucuma
Twitter: https://twitter.com/PortalTucuma

MATERIAS RELACIONADAS