sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Caic+ no Parque 10 é reinaugurado após revitalização

FOTOS: Roberto Carlos/Secom

Manaus (AM) – Nesta quinta-feira (23), foi reinaugurado o Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic+) Dr. Afrânio Soares, no bairro Parque Dez, na zona centro-sul de Manaus. A unidade é a quarta do tipo reinaugurada na capital, neste ano, após passar por revitalização e receber novas especialidades médicas.

Com o novo perfil, foi ampliado o atendimento de crianças e adolescentes, passando de 0 a 14 anos para de 0 a 17 anos. A mudança é resultado de ações do projeto Criança Amazonas, que faz parte do programa Saúde Amazonas, executado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

“Esse é o quarto que estamos entregando com esse novo conceito de Caic+. Não falamos apenas sobre a questão da estrutura ou de acréscimo de equipamentos, mas sobre o aumento das especialidades e atendimento. Nessa unidade, eram feitos, em média, 300 atendimentos por mês. Vamos aumentar, então são mais de 1.000 atendimentos a mais nessa unidade”, enfatizou o governador.

Com o Caic+, crianças e adolescentes passam a contar com novas especialidades médicas. Além da pediatria, serão oferecidos atendimentos em endocrinologia, neonatologia, reumatologia e nutrologia, com capacidade para realizar 1.584 consultas por mês.

“Essa foi a estratégia do governador Wilson Lima em aumentar a complexidade dos Caics, pois antes eles só tinham atenção primária, só tinham pediatria geral. O Estado realmente precisava oferecer mais, e essa visão do governador levou a esse projeto, o Caic+ Especialidades. São mais de oito especialidades aqui, além da pediatria geral. É a saúde avançando cada vez mais”, ressaltou Anoar Samad, secretário de Saúde.

De acordo com a SES-AM, a unidade também ofertará 2.860 atendimentos nas especialidades de enfermagem, cirurgião dentista, fonoaudiologia, nutricionista, psicologia e serviço social. O Caic+ contará ainda com serviços de imunização e triagem neonatal por demanda livre.

“Estou muito feliz por estar participando desse avanço na nossa unidade que agora passou a ser Caic+ Especialidades. No governo Wilson Lima, nós ganhamos muito, principalmente no crescimento da saúde, em especial na área das crianças, porque nós tínhamos um déficit e agora a gente está com crescimento. Isso é muito importante para toda comunidade e toda a população amazonense”, disse Valdirene Seixas, enfermeira do Caic zona sul.

A SES-AM planeja ainda a implementação do exame de apoio diagnóstico de eletroencefalograma no Caic+ Afrânio Soares, além de espirometria, que é o exame utilizado para medir a quantidade e o fluxo de ar que entra e sai dos pulmões.

Reformas
Ainda neste mês, o Governo do Amazonas entregará o Caic+ Josephina Mello, localizado na Colônia Oliveira Machado, na zona sul, que já se encontra com a obra 100% concluída.

A reforma dos Caics é fruto da parceria entre a SES-AM, o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), que executou os trabalhos. A revitalização do Caic+ Afrânio Soares, incluindo a reforma e mobiliário, contou com recursos do FPS no valor total de R$ 548.088,87.

Linha do tempo
Nos quatro primeiros meses de 2022, o governador Wilson Lima reinaugurou outros três Caics, no novo formato.

Em janeiro deste ano, foi reinaugurado o Caic+ Ana Braga, a primeira unidade deste tipo de atendimento totalmente revitalizada. Com a reestruturação, os atendimentos foram de 803, em 2021, para 2.218, em janeiro de 2022, um aumento de 170%.

Em março, foi entregue o Caic+ Alberto Carreira, que supre uma demanda de atendimentos especializados e era muito esperado por moradores do bairro Compensa. Cerca de 90 mil pessoas moram no bairro, o quarto mais populoso de Manaus, na zona oeste da capital.

Em abril, o governador Wilson Lima entregou o Caic+ Dra. Maria Helena Freitas de Góes, no bairro Novo Israel, zona norte de Manaus, onde crianças e adolescentes são atendidas também nas especialidades de neuropediatria, nutrologia, ortopedia, psiquiatria e infectologia.

Como receber atendimento
O agendamento para o Caic+ Especialidades ocorre via Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), seguindo critérios de prioridade e gravidade. O paciente, de 0 a 17 anos, realiza o atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e recebe o encaminhamento para os serviços do Caic+. O encaminhamento precisa ser inserido no Sisreg na unidade de saúde que solicitou o atendimento especializado.

Pais e responsáveis das crianças e adolescentes devem manter os dados do cadastro atualizados no Sistema Único de Saúde (SUS), para receber informações do status do seu procedimento, consulta ou exame.

LEIA MAIS:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma  

Tags:
Compartilhar Post:
Veja Também