Cinemas podem voltar a funcionar no sábado (1°), porém, programação ainda é incerta em Manaus

cinemas manaus
O Governo do Amazonas autorizou o retorno dos cinemas em Manaus com 50% da lotação máxima
Por João Paulo Castro
Publicado em 29/07/20 às 03h37

Manaus – O Governo do Amazonas anunciou na última terça-feira (28) o retorno das atividades de lazer em Manaus. O cinema foi um dos estabelecimentos contemplados nesta retomada gradual, previsto para acontecer no próximo sábado (1°).

A reabertura foi baseada no Decreto nº 42.550. Os cinemas devem ter apenas 50% da lotação máxima e seguir as recomendações da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) para prevenir e combater a propagação do novo coronavírus (Covid-19).

Entretanto, a volta dos cinemas ainda é tratada como incógnita. O Portal Tucumã consultou os sites das empresas Kinoplex, Cinemark, UCI e Cinépolis, que atendem a população manauara. Nenhum deles confirmou programação de filmes para os próximos dias.

cinemas manaus
Fotos: Reprodução

Os shoppings de Manaus não confirmaram, até o momento, o retorno dos cinemas. Porém, o Manauara Shopping prevê a reabertura do cinema no estilo ‘drive-in’ como alternativa para o final de agosto.

O sistema ‘drive-in’ determina que as pessoas fiquem nos seus respectivos veículos e precisam obedecer as regras do distanciamento social.

Retorno das aulas presenciais

Além dos cinemas, o Governo do Amazonas anunciou o retorno das aulas presenciais na rede estadual de educação, previsto para ocorrer no dia 10 de agosto. O público em Manaus usou bastante as redes sociais para se posicionar contra e a favor da decisão.

Caso a data permaneça a mesma sem alterações, o Amazonas será o primeiro estado brasileiro a retornar com as aulas presenciais. Leitores do Portal Tucumã comentaram sobre o assunto.

Uma enquete, realizada na última terça-feira (28), alcançou mais de 80 mil pessoas no Facebook. Desses, 9,7 mil participaram através de votação. 3,5 mil (36%) votaram a favor do retorno das aulas. Por outro lado, 6,1 mil (64%) se mostraram contra.

Durante a entrevista, o governador Wilson Lima (PSC) informou que as escolas devem manter 50% da capacidade de alunos nas salas, com distanciamento entre as carteiras. Parte dos alunos vão acompanhar pela televisão e redes sociais.

Foto: Divulgação

Leia também: Réveillon na Ponta Negra é risco para contaminação por coronavírus? Tema divide opinião de amazonenses

cinemas manaus

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link