terça-feira, 16 de agosto de 2022

Coari e outras 13 cidades são reconhecidas pela Defesa Civil como em estado de emergência

Cidades foram atingidas por desastres naturais.
Foto: Divulgação/ SEDURBS - SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO URBANO E SUSTENTABILIDADE

*Com informações de Agência Brasil

Coari (AM) – A cidade de Coari, no interior do Amazonas, e outras 13 cidades do país, foram reconhecidas pela Defesa Civil Nacional como em situação de emergência, após serem atingidas por desastres naturais. A portaria em que constam os reconhecimentos, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (25).

No estado de Pernambuco, os municípios de Barreiros, Belém de Maria, Calçado, Capoeiras, Ibirajuba, Jupi, Lagoa de Gatos e São João, foram atingidos por chuvas intensas. Já Coari, no Amazonas, e Curitibanos, em Santa Catarina, registraram inundações, enquanto Barros Cassal, no Rio Grande do Sul, foi afetada por enxurradas. Por fim, Tanhaçu, na Bahia, Deputado Irapuan Pinheiro, no Ceará, e Coronel Ezequiel, no Rio Grande do Norte, passam por um período de estiagem.

Leia também: Pagamento de R$ 600 do Auxílio Brasil é antecipado; Confira

Recursos federais

A concessão do status de situação de emergência ou de estado de calamidade pública pela Defesa Civil Nacional abre caminho para que os municípios atingidos por desastres solicitem recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Veja Também