[views count="1" print="0"]

Com emoção até o final, GP Brasil de Fórmula um anima torcida e frustra Ferrari

Max Verstappen venceu um Grande Prêmio do Brasil tumultuado e cheio de emoções. Pole position da prova, o holandês da Red Bull se garantiu desde o começo da prova e cruzou a linha de chegada em primeiro. Pierre Gasly e Lewis Hamilton completaram as três primeiras posições.

Gasly fez uma prova competitiva, andando sempre atrás das Mercedes, das Ferrari e das Red Bull, mas à frente das demais equipes. Só que o francês acabou sendo o maior beneficiado das emoções das últimas voltas da corrida.

Primeiro, Sebastian Vettel e Charles Leclerc se tocaram e abandonaram a corrida na volta 66. Depois de um safety car provocado pela dupla, Alexander Albon e Lewis Hamilton se tocaram, abrindo a porta para o francês da Toro Rosso passar ambos.

Hamilton ainda conseguiu o terceiro lugar, tentando superar a Toro Rosso até a linha de chegada. O toque do britânico no tailandês ainda foi para investigação após a prova.

Antes da largada, Bruno Senna participou de um evento promocional pilotando a McLaren MP4/4, carro de Ayrton Senna e Alain Prost na temporada de 1988 da Fórmula 1. Foi o modelo que deu o primeiro dos três títulos mundiais a Ayrton na Fórmula 1. A exemplo do que fazia o tio, Bruno também exibiu uma bandeira do Brasil enquanto pilotava o carro por Interlagos.

Hamilton larga bem; Leclerc ganha terreno
Logo na largada, Verstappen manteve a liderança. Por fora, Hamilton tomou a segunda posição de Vettel, que se manteve em terceiro. Charles Leclerc, que largou em 14º com pneus médios, começou buscando escalar a classificação e entrou na segunda volta em 11º, com Lando Norris (McLaren) e Daniel Ricciardo (Renault) logo atrás. Na quinta volta, o monegasco já era o oitavo colocado – o único dos dez primeiros que não começou com pneus macios.

Na oitava volta, Ricciardo disputava posição com Kevin Magnussen. Os dois se tocaram, o dinamarquês da Haas rodou e tocou a asa dianteira do australiano da Renault. Ricciardo teve que ir para os boxes e voltou em 20º lugar, enquanto Magnussen retornou à pista em 18º. O australiano acabou posteriormente punido com o acréscimo de 5 segundos no tempo final.

Verstappen sofre nos boxes, mas supera Hamilton
Na volta 21, Lewis Hamilton foi para os boxes. Primeiro entre os líderes a parar para trocar pneus, o campeão da temporada 2019 trocou macios por macios, indicando que voltaria para mais uma troca. Retornou à pista em sexto.

Verstappen, por sua vez, entrou nos boxes na volta 22, mas ficou atrás da Williams de Robert Kubica na hora de regressar à pista e acabou em sexto, com Hamilton agora em quinto. “O que crlho ele tentou fazer?”, questionou o holandês, sobre o polonês, no rádio. Kubica também tomou 5 segundos.

Neste momento, Vettel era o líder, com Bottas, Albon e Leclerc logo atrás. Com pneus novos, Hamilton e Verstappen não perderam muito tempo atrás do monegasco. Mas veio a surpresa: no começo da 23ª volta, o holandês da Red Bull atrasou a freada na entrada do S do Senna e tomou o quarto lugar de Hamilton. O britânico tentou dar o troco, mas não conseguiu.

Quando Bottas fez sua troca na volta 27, as posições se estabeleceram: Verstappen em primeiro, Hamilton em segundo, Leclerc em terceiro.

Valtteri Bottas abandona e embola a disputa
Na volta 42, Bottas voltou para os boxes e colocou pneus médios para ir até o final, voltando em sexto. Hamilton fez o mesmo na volta 44, caindo de segundo para terceiro.

Verstappen parou na volta 45 e conseguiu voltar em segundo, imediatamente à frente de Hamilton – Vettel era o líder. Embora tenha mostrado um ritmo bom, o finlandês da Mercedes teve problemas de motor e abandonou na volta 53.

Assim, Verstappen e Hamilton seguiram nas duas primeiras posições, com Vettel, Leclerc, Albon e Gasly atrás. A direção de volta determinou a entrada do safety car após o abandono de Bottas, o que garantiu emoção às últimas voltas.

Red Bull brilha, Ferrari naufraga
Já no fim, na volta 55, Verstappen fez sua troca: colocou pneus macios para ir até o final. Com o safety car, o holandês era o segundo colocado atrás de Hamilton, que seguia de médios.

Na relargada para a volta 60, Verstappen deu o bote e tomou a liderança do britânico. Albon superou Vettel e pulou para terceiro. E olha que nem era o pior para o alemão.

Na volta 66, Leclerc passou o companheiro de equipe na abertura da volta. Mas Vettel deu o troco na reta oposto, trouxe para dentro e tocou sua roda traseira esquerda na dianteira direita do monegasco.

Com um novo safety car, Verstappen se manteve em primeiro, com Albon em segundo. Hamilton passou Gasly e tomou o terceiro lugar, mas tocou Albon e perdeu o segundo lugar para o próprio francês da Toro Rosso. No fim, o holandês venceu, com Gasly em segundo e Hamilton colado em terceiro.

Uol

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário