Com especialistas, Comitê Olímpico monta força-tarefa contra Covid em Tóquio

Sem a pandemia, a área médica do Comitê Olímpico do Brasil (COB) teria oito integrantes em Tóquio. Agora, serão 16 profissionais de prontidão
Com especialistas, Comitê Olímpico monta força-tarefa contra Covid em Tóquio
Com especialistas, Comitê Olímpico monta força-tarefa contra Covid em Tóquio

Sem a pandemia, a área médica do Comitê Olímpico do Brasil (COB) teria oito integrantes em Tóquio. Agora, serão 16 profissionais de medicina que formam a força-tarefa que dá suporte ao Time Brasil no Japão. Entre eles está a médica Ho Yeh Li, coordenadora da UTI de moléstias infecciosas do Hospital das Clínicas de São Paulo.

A primeira vez que Li ganhou notoriedade foi quando participou do resgate dos brasileiros que estavam em Wuhan, na China, no início da pandemia, em fevereiro de 2020. Depois, ela virou até personagem de quadrinhos homenageada por Mauricio de Souza, na Turma da Mônica.

A inclusão da infectologista na delegação brasileira dá a medida de como os protocolos de combate à Covid-19 ganharam importância dentro da preparação dos atletas para os Jogos Olímpicos, com 14 mil testes de antígeno, 85 mil máscaras descartáveis, 12.500 sapatilhas TNT, 400 borrifadores de álcool e 250 aventais.

“É um trabalho totalmente diferente. Como coordenadora da UTI, meu trabalho é focado nos pacientes que estão com formas graves da Covid-19, enquanto que nos Jogos o foco é muito mais conscientizar membros da delegação da importância da prevenção”, disse Li ao Estadão.

O temor de um possível surto de Covid-19 na Vila Olímpica coloca os organizadores dos Jogos e os médicos do COB em estado de alerta. O local deverá receber 11 mil pessoas até o fim do evento. No domingo, dois jogadores e o técnico do time de futebol sul-africano que estão hospedados no local testaram positivo para Covid-19, por exemplo. Os infectados foram isolados e todas as pessoas que tiveram contato com eles estão sendo monitoradas e submetidas a exames complementares, além do controle diário da saliva que os participantes dos Jogos têm de fazer.

Com informações via Metrópoles

Leia também: Estados que fazem fronteira com outros países receberão doses extras de vacinas

MATERIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap