Portal Tucumã
Copyright ©2022 Portal Tucumã.
Todos os direitos reservados.

11 de agosto, 2022

Com novas escolas, mais de 14 mil vagas na rede estadual são abertas no AM

De acordo com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), a maior parte das vagas foi aberta na educação de tempo integral
Fotos: Ascom/Seduc

Manaus (AM) – O Governo do Amazonas criou 14 mil vagas na rede pública estadual de ensino, desde 2019, com a abertura e reativação de novas escolas estaduais. Nesse período, o governador Wilson Lima inaugurou 11 unidades de ensino, sendo nove Centros Educacionais de Tempo Integral (Cetis), e reabriu as portas de cinco escolas que estavam fechadas e com obras abandonadas por outras gestões.

De acordo com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), a maior parte das vagas foi aberta na educação de tempo integral. Das 14 mil criadas, cerca de 9 mil foram para as salas de aula de Ceti’s. Outros 5 mil novos alunos foram inseridos em duas novas escolas de ensino regular e cinco escolas estaduais reativadas, entre 2021 e 2022.

Em Manaus, foi reativada a Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Maria Arminda, no bairro Coroado, zona leste da capital, e a Escola Estadual Rosina Ferreira, no bairro Alvorada, zona oeste. As duas unidades de ensino abriram as portas para o ano letivo de 2022.

Maior estrutura física da educação básica do Amazonas, o Ceti Dariana Correa Lopes foi inaugurado no ano passado no conjunto Viver Melhor, bairro Lago Azul, zona norte de Manaus, facilitando a vida dos moradores da área, que antes tinham de se deslocar para bairros mais distantes.

Além do Ceti, a capital ganhou ainda as Escolas Estaduais Rofran Belchior e Terezinha Almeida, na zona leste e oeste, respectivamente. As duas unidades representam atendimento a mais de 1,5 mil estudantes.

No interior, no município de Careiro da Várzea (distante 25 km de Manaus), houve a reativação da Escola Estadual Tibúrcio Alves Mogeiro. Já em Tabatinga (a 1.108 km da capital), foram reativadas as Escolas Estaduais Indígenas Elécia Campos e Belém do Solimões.

Novas escolas

O Ceti José de Araújo Rodrigues foi a décima primeira escola a ser entregue e se tornou a unidade de ensino referência no Ensino Médio do município de Codajás (a 240 quilômetros de Manaus).

Dedicada integralmente à modalidade, o Ceti vai atingir, aproximadamente, 1 mil estudantes, e inicia suas atividades na terra do açaí como uma oportunidade de formar profissionais capacitados, que visam contribuir com o crescimento do município.

Até o final de 2022, outras quatro mil vagas serão abertas com a inauguração de novos Cetis em quatro municípios. Em junho, o Governo do Amazonas vai entregar escolas de tempo integral em Eirunepé (distante 1.160 km de Manaus) e Tabatinga (a 1,108 km da capital). Em julho, será a vez de Boca do Acre (distante 1.028 de Manaus) receber uma nova unidade de ensino. No segundo semestre, o Ceti de Fonte Boa(distante 678 km de Manaus) será entregue.

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

MATERIAS RELACIONADAS