[views count="1" print="0"]

Como ficou a comunidade Monte Horebe? Veja o antes e depois

Palco de várias ocorrências policiais, a área do Monte Horebe teve uma enorme mudança após o trabalho de reintegração de posse.
monte horebe antes e depois
monte horebe antes e depois

Foto: Divulgação e Reprodução/Portal Tucumã

A comunidade Monte Horebe, situada na Zona Norte de Manaus, foi muito comentada nos últimos meses na cidade. O local foi palco de crimes brutais que tiveram uma grande repercussão na imprensa.

Diante dessa situação, o Governo do Amazonas em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) iniciaram no dia 02 de março uma operação para fazer a reintegração de posse da área.

Monte Horebe: Moradores que descumpriam ordens de facção iam para ...
O Monte Horebe foi alvo de inúmeras operações policiais. Foto: Divulgação

O trabalho de reintegração durou praticamente uma semana, diversos barracos que foram construídos de forma irregular foram destruídos. As famílias que moravam no local realizaram cadastro na Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) para receberem o auxílio aluguel no valor de R$ 600, mas era necessário comprovar que a família realmente necessitava do apoio.

Wilson Lima anuncia pagamento de aluguel social para famílias do Monte Horebe
O pagamento do auxílio aluguel foi anunciado por Wilson Lima. Foto: Diego Peres/Secom

A área do Monte Horebe possuía uma vasta vegetação, fazendo parte da Reserva Adolpho Ducke, mas ela acabou sendo destruída quando a comunidade começou a se formar.

Futuro

Um mês da operação, o Portal Tucumã retornou ao local onde a comunidade era localizada. O cenário ficou diferente, alguns rastros de objetos como armários e geladeiras ficaram para trás.

Recentemente uma equipe da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) esteve no local para fazer um relatório sobre os impactos ambientais no Monte Horebe. O engenheiro ambiental da Sema, Stephan do Nascimento, disse que o solo sofreu muito impacto devido a construção das casas.

“Identificamos um grande impacto causado no solo, com a construção de barragens para mudar o fluxo das águas e impedir a passagem da chuva. Esses materiais estão acumulados, gerando uma grande quantidade de resíduos”, disse.

Monte Horebe hoje (01/04). Foto: Reprodução/Portal Tucumã

Devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os trabalhos no Monte Horebe precisaram de uma pausa, mas a polícia vem fazendo rondas no local para evitar que a área seja ocupada novamente.

Segundo o secretário de Segurança, coronel Louismar Bonates, a área do Monte Horebe vai receber bases policiais e uma unidade do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti).

Os trabalhos devem retornar quando a pandemia do coronavírus chegar no fim.

Por João Paulo Castro com informações Vanessa Oliveira

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário