[views count="1" print="0"]

Congresso dos EUA se reúne hoje (6) para verificar quem será o novo presidente

Apesar do Colégio Eleitoral ter se reunido em dezembro e escolher formalmente Joe Biden como o próximo presidente, cabe ao Congresso dos EUA chancelar o procedimento.
Congresso dos EUA se reúne hoje (6) verificar quem será o novo presidente
Congresso dos EUA se reúne hoje (6) verificar quem será o novo presidente

O passo crucial para apurar quem deve ser o novo presidente norte americano a partir das eleições que ocorreram em novembro vai ocorrer nesta quarta-feira (6) no Congresso dos EUA.

A Câmara e o Senado se reunirão para a contagem e certificação dos votos do Colégio Eleitoral — 306 para Biden, 232 para Donald Trump.

Normalmente seria um procedimento meramente formal, mas este ano será diferente porque Donald Trump e parte do povo norte americano alegam fraude eleitoral.

Assim, o processo pode demorar mais do que o normal. Dezenas de legisladores republicanos da Câmara e do Senado permanecem fiéis a Trump e prometem fazer ouvir suas reivindicações.

É possível que a partir desse evento, Joe Biden não tome posse em 20 de janeiro. Apesar do Colégio Eleitoral ter se reunido em dezembro e escolher formalmente Joe Biden como o próximo presidente, cabe ao Congresso dos EUA chancelar o procedimento.

Trump parece decidido a tornar o processo íntegro. Ele confirmou que vai falar em um comício, em Washington, convocado por seus simpatizantes.

“Falarei no SAVE AMERICA RALLY [Comício Salvemos os Estados Unidos] amanhã”, tuitou o presidente.

Trump disse que vai discursar às 13h na esplanada situada ao sul da Casa Branca. “Cheguem cedo, as portas abrem às 7h. GRANDES MULTIDÕES!”, acrescentou o republicano.

Mais de dois meses após as eleições, Trump e metade da população norte americana não reconheceram a vitória de Biden, alegando uma fraude maciça e apresentando diversos indícios.

Joe Biden, informou que discursará após uma reunião com sua equipe econômica em seu reduto em Wilmington, Delaware.

Procedimentos no Congresso dos EUA

De acordo com a Lei da Contagem Eleitoral de 1887, os membros da Câmara dos Representantes e do Senado se reúnem no Capitólio para a certificação. O início do processo está previsto para as 15h (hora de Brasília). Entenda como será:

  • O vice-presidente Mike Pence preside a sessão, já que acumula a função de presidente do Senado. Ele deve abrir os certificados dos votos eleitorais emitidos por cada estado — cujos delegados se reuniram para votar no dia 14 de dezembro — e os entrega a “contadores” para lerem em voz alta.
  • Então, quando a certificação de cada estado é lida, Pence pergunta se há objeções na Casa.
  • Quaisquer objeções são então lidas, e a sessão é suspensa. Os membros das duas casas (Senado e Câmara) então as avaliam separadamente.
  • A discussão de cada objeção é limitada a duas horas. Ambas as casas então votam na objeção. Uma maioria simples é necessária para rejeitar os votos do estado.
  • Após a contagem de todos os votos, o vice-presidente declara o vencedor geral da eleição.

Foto: Divulgação

Leia também: Doria apresenta detalhes da vacina contra Covid-19 para prefeitos do estado

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário