[views count="1" print="0"]

‘Coronavírus canino’ está por trás do surto de tosse de cães no Canadá, dizem os veterinários

Um novo “coronavírus canino” foi determinado como o culpado por trás do surto, disse o diretor médico nacional do VCA Animal Hospitals, Danny Joffe.
Coronavírus canino está por trás do surto de tosse de cães no Canadá, dizem os veterinários
'Coronavírus canino' está por trás do surto de tosse de cães no Canadá, dizem os veterinários

Um ‘Coronavírus canino’, uma variante do coronavírus que afeta animais, causou um surto de tosse nos cachorros de um canil no Canadá, segundo os veterinários do país. O vírus, no entanto, é totalmente diferente do Covid-19, que assola o mundo há mais de um ano.

Um novo “coronavírus canino” foi determinado como o culpado por trás do surto, disse o diretor médico nacional do VCA Animal Hospitals, Danny Joffe.

Uma coisa que descobrimos em um estudo recente foi um novo patógeno, relativamente novo, em cães, que é um coronavírus respiratório canino.

O surto já afetou Calgary e Edmonton, com vários novos casos relatados diariamente. Acredita-se que coiotes urbanos, perambulando pelos mesmos parques que cães de estimação, contribuíram para o surto, de acordo com Joffe.

A tosse do canil é um termo genérico para infecções respiratórias superiores que afetam cães, que podem ser causadas por vários patógenos, tanto virais quanto bacterianos. O grupo de doenças leva esse nome devido à sua capacidade de se espalhar rapidamente entre os cães mantidos em alojamentos fechados em canis ou abrigos de animais.

Embora afetando cães, o novo coronavírus parece não ser transmissível para humanos. A doença não tem nada a ver com a pandemia de Covid-19 em andamento, além do vírus ter uma forma semelhante, enfatizou Joffe.

“Agora, é totalmente diferente do COVID-19. Ambos são coronavírus, mas isso não pode ir para as pessoas, é uma infecção respiratória em cães ”, disse o veterinário ao Global News.

A Covid-19, que infectou mais de 88,1 milhões de pessoas, matando quase 1,9 milhão, até agora poupou animais de estimação. Um punhado de transmissão – de humanos para animais de estimação – foi relatado em todo o mundo, mas não foi estabelecido positivamente se os animais de estimação são capazes de espalhar o vírus de volta para os humanos.

Acredita-se que os visons não apenas contraíram o vírus das pessoas, mas também transmitiram uma variante mutante de volta aos humanos. Surtos de coronavírus foram relatados em várias fazendas de visons em todo o mundo nos últimos meses. O vírus acabou levando ao extermínio de toda a população de visons na Dinamarca, onde 15 a 17 milhões foram mortos depois que um surto de Covid-19 nas fazendas do país saiu do controle.

Com informações via RT News
Foto: Divulgação

Leia também: Irã bane a importação de vacinas de coronavírus dos EUA e Grã-Bretanha

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário