Manaus, 14 de julho de 2020

Coronavírus: Novo Airão decreta lockdown por dez dias

Segundo o prefeito de Novo Airão, Frederico Junior (MDB), a medida tem o objetivo de combater a propagação do novo coronavírus (Covid-19) no município.
Por João Paulo Castro
Publicado em 20/05/20 às 06h19
novo airão lockdown

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Novo Airão, a 115 quilômetros de Manaus, decretou lockdown (bloqueio total) no prazo de 10 dias com a intenção de conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19) no município.

O decreto entrou em vigor na última segunda-feira (18) e foi assinado pelo prefeito Frederico Junior (MDB). Segundo ele, as atividades não essenciais ficarão suspensas até o dia 28 de maio.

De acordo com o decreto, apenas serviço delivery de alimentos naturais, industrializados, comida pronta, produtos de limpeza, e higiene pessoal, entrega de medicamento e produtos hospitalares foram autorizados pela Prefeitura de Novo Airão.

Os estabelecimentos que foram autorizados a funciarem devem respeitar o limite de uma pessoa por grupo familiar e respeitar as regras do distanciamento mínimo de um metro. Além disso, devem oferecer água, sabão ou álcool em gel.

Visitas em casas e prédios ficam extritamente proibidos, com exceção de moradores que estejam desempenhando atividades consideradas essenciais. O Sistema de Segurança Pública, da Defesa Civil, ficará responsável por fazer a fiscalização do lockdown no município.

Novo Airão foi a quarta cidade no interior que aderiu lockdown para conter a Covid-19, os outros foram Silves, Barreirinha, São Gabriel da Cachoeira e Tefé.

Dados

Até ontem, a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) registrou 22.132 casos confirmados por Covid-19 no Amazonas, sendo 11.051 em Manaus e 11.081 no interior, além de 1.491 óbitos causados pela doença.

Novo Airão aparece na listagem da FVS com 73 casos confirmados da Covid, e quarto mortes em decorrência do vírus.

Em contrapartida, o Amazonas tem 16.627 pacientes fora do ciclo de transmissão da doença, ou seja, curados. 3.500 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão em isolamento social ou domiciliar.

Por João Paulo Castro

Leia também: Covid-19: Governo do Amazonas desmente fake news sobre reabertura dos comércios

novo airão lockdown

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap