Corrida pela Prefeitura de Manaus movimenta disputa interna no PSC Amazonas

E mais: comissão rejeita pedido de impeachment de Wilson Lima
Por Isac Sharlon
Publicado em 31/07/20 às 05h41

A delegada Débora Mafra não se considera fora da disputa para a Prefeitura de Manaus. Isto porque, segundo ela, seu nome vem crescendo dentro do Partido Social Cristão (PSC), mesmo sigla do governador Wilson Lima, e se tornando cada vez mais popular.

“Estou à disposição do partido. Aguardo um posicionamento definitivo sobre quem será o candidato, mas estou feliz pela popularidade que venho alcançado, seja em uma disputa para a prefeitura ou câmara, como vereadora”, pontuou.

Impeachment

Após a apresentação do parecer prévio da relatoria, conduzida pelo deputado estadual Dr. Gomes (PSC), pedindo o arquivamento do processo de impeachment, a Comissão Especial se reuniu, às 11h desta sexta-feira (31), para votação do relatório. O parecer do relator foi aprovado e será lido na próxima reunião ordinária, na terça-feira (4), e deverá ser publicado no Diário Oficial do Legislativo.

Em 48 horas depois da publicação o documento será incluído na Ordem do Dia para ser discutido em plenário como o primeiro item, independente da existência de outras matérias, oportunidade em que os parlamentares decidem e votam pelo recebimento ou arquivamento, em uma única Sessão. Portanto, durante a próxima semana o destino do processo de impeachment ainda permanece indefinido, pois depende da deliberação em Plenário, com quórum de maioria simples.

Homenagens

Benedito de Jesus, ex-prefeito de Parintins, morreu, nesta sexta-feira (31), vítima de um câncer. O ex-gestor e procurador aposentado comandou a ilha tupinambarana nos anos 70. Nas redes sociais, diversos políticos emitiram nota de pesar, entre eles o atual prefeito da ilha, Bi Garcia, e o senador Eduardo Braga.

“Sua administração foi notabilizada pelo grande incentivo ao esporte, educação e a expansão da cidade com a criação do bairro de Palmares. De jeito simples e desprovido de qualquer vaidade, constituiu um grande laço de amizade com várias personalidades da política amazonense”, pountou Bi Garcia.

“Político veterano e advogado, Benedito exerceu com excelência o cargo, deixando como marca a criação do bairro Palmares, entre outras iniciativas voltadas à população mais humilde”, destacou Braga.

Ranking de transparência

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) manteve o primeiro lugar no ranking de transparência feito pelo Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM). A CMM alcançou o índice de 70,6% de transparência com os gastos públicos. Os dados avaliados são referentes à gestão do presidente Joelson Silva (Patriota).

Bens de inadimplentes serão bloqueados

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) passará a bloquear os bens dos gestores e ex-gestores condenados pela Corte de Contas e que estejam inadimplentes com os pagamentos de multas, glosas e alcances. O decreto de bloqueio dos bens será regulamentado, ainda neste semestre em uma resolução própria, que será publicada no Diário Eletrônico do TCE-AM.

Alfinetada

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alfinetou, na sua rede social Twitter, nesta sexta-feira (31), o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Sérgio Moro. Na ocasião, o petista disse que convidou o juiz para um debate, e ele fugiu.

“Eu queria ver o candidato Moro. Queria ver ele em um debate. Convidei ele pra debater comigo e ele fugiu. Não tinha coragem de olhar nos olhos nem quando vestir uma toga. Imagina agora. Fez parte de um jogo sujo que acabou sujando a história do judiciário brasileiro”, destacou Lula.

Edição: Isac Sharlon

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link