[views count="1" print="0"]

Covid-19: Em São Paulo, vacinação para pessoas com 18 anos ou mais pode ser antecipada

Pessoas ligadas ao Governo de São Paulo dizem que a meta é vacinar o respectivo público até o dia 15 de setembro
são paulo vacinação
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O Governo de São Paulo estuda a possibilidade de antecipar a campanha e vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19) para pessoas com 18 anos ou mais. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo na manhã desta segunda-feira (21).

Um integrante da cúpula do governo diz que essa nova etapa deve ser concluída até o dia 15 de setembro deste ano.

Entre os motivos do otimismo estão: 1) a aceleração da vacinação na semana passada, que contou com grande presença das pessoas da faixa dos 50 anos; 2) perspectiva menos incerta de que o cronograma de entrega de doses para o governo federal seja cumprido.

A gestão de João Doria (PSDB) diz que a ideia de antecipar o calendário vai além da brincadeira saudável com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), que na sexta-feira (18) antecipou a meta carioca de aplicar a primeira dose em todos os adultos para 15 de agosto e disse que ultrapassará São Paulo.

A Secretaria de Saúde não explicita como premissas que baseiam a projeção de aplicação atual (leia mais adiante), que depende fundamentalmente da entrega de doses para o governo federal. Mas esse integrante da cúpula do governo diz que há “dados novos promissores” e que, não havendo frustração crítica do cronograma federal, a discussão em setembro pode ser diferente. Haveria vacina para dar a primeira injeção em 100% dos adultos e ainda sobraria dose nos postos.

A estratégia de vários governantes para estabelecer meta de vacinação de dose 1 para todos os adultos deveu-se à maior oferta de vacinas que podem ser aplicadas com intervalo de até 12 semanas (AstraZeneca e Pfizer, 72% das doses oferecidas de julho a setembro), ao aumento do número de doses disponíveis e um estoque de segurança mais elevado.

São Paulo acelerou uma dose 1. Até antes de junho, 67% das doses iam para a primeira injeção; desde o dia 9 de junho, quando anunciou as metas de vacinar todos os adultos, 97% das doses foram para a primeira picada.

São Paulo aplicou 79% (um número comparável ao dos EUA), embora tenha acelerado muito o ritmo desde que anunciou uma meta de antecipação. Em junho, até dia 9 dava 156 mil doses por dia; desde então até dia 20, 300 mil doses. Segundo a Secretaria de Saúde paulista, o estado é capaz de aplicar até 1 milhão de doses por dia.

Com informações da Folha de S.Paulo

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário