[views count="1" print="0"]

Covid-19: Ministério da Saúde promete mais doses de vacinas para o AM

A SES-AM vai aguardar um comunicado oficial do ministério sobre o grupo prioritário da próxima fase de imunização contra a Covid-19
covid-19 doses vacinas

Manaus – O Amazonas deve receber nos próximos dias uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19 para continuar a imunização na capital e no interior. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM) neste sábado (20).

Em nota, a SES-AM disse que o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, divulgou ao secretário Marcellus Campêlo novas datas para os imunizantes chegarem na capital amazonense.

A vacina da AstraZeneva/Oxford deve chegar até o final de tarde da próxima terça-feira (23). Pazuello também ressaltou que a CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, deve ser entregue na quarta-feira (24) para a vacinação imediata.

“A SES-AM informa que aguardará a comunicação oficial que definirá sobre a quantidade de doses e os grupos prioritários para as próximas fases da campanha. Essa informação deverá ser oficializada pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), à coordenação estadual do programa”, disse a secretaria por meio de nota.

Adiamento

Recentemente o ministro Eduardo Pazuello disse durante reunião no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) que iria começar a campanha de vacinação contra a Covid-19 para pessoas com mais de 50 anos na capital amazonense.

Segundo ele, a ação iria começar na próxima segunda-feira (22) e teria o apoio de uma força-tarefa. Entretanto, a promessa feita por Pazuello foi por água abaixo e a vacinação para o respectivo grupo foi adiada.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou por meio de nota que, até o momento, não recebeu novas remessas de vacinas e muito menos foi informada sobre a quantidade de insumos que devem chegar no Amazonas.

“Até o momento, o município não recebeu novas remessas de vacinas que tornassem possível ampliar a população-alvo da campanha. Portanto, ainda não será possível dar início à vacinação das pessoas de 50 a 69 anos […] A Prefeitura de Manaus ainda não foi informada da quantidade a ser destinada ao município, mas, ainda assim, deu início ao reordenamento da campanha para fechar a etapa atual, garantindo a meta de imunizar 90% das populações contempladas e iniciar a nova etapa com novos fluxos e processos aprimorados”, disse.

Independente da nova promessa de Pazuello, a secretaria espera continuar a campanha de vacinação contra a Covid-19 com um novo lote que foi enviado pelo Ministério da Saúde na última quinta-feira (18).

O atual estoque de vacinas imunizar povos e comunidades tradicionais ribeirinhas, povos e comunidades tradicionais quilombolas e trabalhadores de saúde; e na segunda remessa, trabalhadores da saúde, pessoas de 75 a 79 anos, pessoas de 70 a 74 anos, pessoas de 65 a 69 anos e pessoas de 60 a 64, em percentuais específicos por grupo e tipo de vacina.

Foto: João Viana/Semcom

Leia também: Prefeitura faz chamamento de grupos prioritários para vacinação contra a Covid-19

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário