[views count="1" print="0"]

Covid-19: População descarta máscaras cirúrgicas usadas próximo a hospital de Manaus

Tempo de vida do vírus neste tipo de material pode durar até sete dias, aponta estudo.

Imagens divulgadas: TV Tiradentes

A falta de conscientização ainda tem sido um grande problema no combate ao coronavírus no Amazonas, prova disso é que os casos que seriam controlados com as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), determinando o uso de máscaras e luvas, acabaram se tornando outro problema: o descarte irregular.

 Uma reportagem veiculada pela Rede de TV Tiradentes, flagrou várias máscaras, luvas e até possíveis matérias de uso hospitalar, em uma parada de ônibus próximo a um Hospital e Pronto Socorro, localizado na zona centro-sul de Manaus.

As imagens mostram que quem passa por ali, percebe logo de cara a sujeira que se tornou o local com acumulo de materiais de proteção jogados no chão. A preocupação aumenta para usuários de transporte coletivo que freqüentemente utilizam a parada de ônibus para ir ao pronto-socorro.

VEJA:

Tempo de vida em máscaras

De acordo com uma recente pesquisa divulgada por cientistas da faculdade de medicina da Escola de Saúde Pública da Universidade de Hong Kong, o novo coronavírus tem uma alta sobrevida, de até 14 dias, quando submetido a baixas temperaturas.

 Esse prazo cai bastante conforme a temperatura sobe, mas o que chamou a atenção foi que o SARS-CoV-2 (ou HCoV-19) se mantém ativo por mais tempo em máscaras cirúrgicas e utensílios de aço inoxidável, como maçanetas.

O estudo chinês ressaltou que: Surpreendentemente, um nível significativo de vírus infeccioso ainda pode ser detectado na camada externa de uma máscara cirúrgica no dia 7, indicando que o SARSCoV-2 é extremamente estável nessa superfície.

Uso de máscaras em Manaus

As medidas preventivas ao contágio do novo coronavírus, causador da Covid-19, foram fortalecidas, nesta terça-feira (14), com a recomendação, pela prefeitura, do uso de máscaras protetoras para aquelas pessoas que, por algum motivo, precisam ir às ruas.

A medida foi adotada diante do aumento do número de casos confirmados na capital do Amazonas e do aumento da mortalidade.

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário