sábado,

27 abril 2024

Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Covid-19: Todos os hospitais do AM passam a contar com respiradores

A entrega dos respiradores aos hospitais do interior na última quinta-feira (9) para combater o novo coronavírus (Covid-19)
Especial Publicitário
hospitais respiradores interior

O Governo do Amazonas finalizou na última quinta-feira (09) a entrega de respiradores para todas as unidades hospitalares dos municípios do interior. Durante a pandemia, foram entregues 138 aparelhos adquiridos pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Ministério da Saúde (MS), municípios e doação da iniciativa privada, quadruplicando a quantidade de aparelhos.

O secretário interino da Susam, Marcellus Campêlo, ressalta que os equipamentos possibilitam a implantação de Unidades de Cuidados Intermediários (UCI) no interior, que faz parte do plano de apoio do Governo do Amazonas aos municípios no enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19).

“Essas unidades contribuem na estabilização do paciente, tanto para os casos graves e também numa possível remoção para Manaus. Ajudam a estabilizar até o período de translado até Manaus”, explicou o secretário.

Reforço – O interior conta com um total de 262 respiradores invasivos e não invasivos, além de 116 UCIs. A Susam concluiu, em junho, a montagem de leitos de UCI em todos os oito municípios polos do interior e Boca do Acre: três em Eirunepé, seis em Humaitá, 12 em Itacoatiara, três em Lábrea, sete em Manacapuru, oito em Parintins, 14 em Tabatinga, seis em Tefé e dois em Boca do Acre.

Na última semana, o Estado completou a distribuição de respiradores para 100% dos municípios subpolos, sendo dois para Borba, cinco para Carauari, três para Coari, dois para Fonte Boa, dois para Guajará, dois para Maués e dois para Santo Antônio do Içá.

“Durante a pandemia, imaginávamos que teríamos 100% dos municípios polos do Amazonas e, graças a Deus, conseguimos. Partimos para uma segunda fase colocando leitos de UCI em todos os municípios subpolos do Amazonas e conseguimos. Batemos uma nova meta, antes da pandemia 90% dos municípios não tinham respiradores, e agora temos em todas as unidades hospitalares”, destacou o secretário executivo de Atenção Especializada ao Interior da Susam, Cássio Espírito Santo.

Com informações da Assessoria

Leia também: Covid-19: HPS Delphina Aziz chega à milésima alta médica

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
Banner TCE
Manaus é Chibata