[views count="1" print="0"]

Crimes na Praça da Matriz: pré-candidatos a prefeito com bandeira da segurança apresentam propostas

Os pré-candidatos à prefeitura defendem a efetivação da Guarda Municipal na área onde roubos e furtos são constantes

Manaus – O Centro de Manaus é um grande espaço de movimentação da economia de Manaus, mas o lugar também deixa a desejar quando o quesito é segurança das pessoas que trabalham e realizam compras no local.

O Portal Tucumã acompanhou na segunda semana de julho a rotina de roubo às pessoas que transitam no Terminal de Integração da Matriz. Quadrilhas agem de forma organizada e silenciosa, disfarçados de pedestres e turistas.

Veja o vídeo da ação criminosa:

Vídeo: Divulgação

Internautas emitiram opiniões e soluções para o assunto que é decorrente. “Já presenciei muito nessa parada da Matriz. Os caras roubam na ‘cara dura’, na minha opinião tem que ficar guarnição da polícia por 24 horas para acabar com essa roubalheira”, opinou.

Outra pessoa comentou e mostrou a indignação “Quando estava na quarentena tinha polícia em cada esquina impedindo os trabalhadores e os consumidores. Agora que passou é a coisa mais difícil. O Centro está cheio de quadrilha, tanto de homens quanto de mulheres, isso é um absurdo”, declarou.

Outro vídeo que também ganhou grande repercussão na internet foi de um homem que teve o celular roubado na porta do ônibus e ficou nu durante a ação. Os vídeos foram gravados no Terminal da Matriz.

Veja vídeo:

Na última segunda-feira (13), os Policiais militares do Ciclopatrulhamento e da 24ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) detiveram três homens com suspeita de roubo nas proximidades do Terminal da Matriz. Na revista, foram encontrados cinco aparelhos celulares roubados e um revólver calibre 38 com seis munições intactas.

Em alguns casos, os passageiros que precisam subir nos coletivos são coagidos ou então, tem objetos furtados. Muitos só se dão conta quando percebem a falta do objeto. As ações de criminosos são relatadas diariamente por quem transita pelo local.

“Eles sempre usam a mesma tática. As mulheres entram primeiro, depois a vítima, daí o ladrão que vem atrás empurra a pessoa e puxa algum objeto de valor. Depois desce pela mesma porta que entrou, fingindo que pegou o ônibus errado”, disse um vendedor.

Arrastões e brigas entre facções pela disputa da venda de drogas no local também preocupa os trabalhadores do lugar. É possível ver pichações com siglas das facções em paredes de casarões abandonados. Um vendedor ambulante afirma que nesses casos, quem trabalha no Centro sabe que o lugar já foi mais seguro.

“A gente precisa trabalhar aqui, mas sabemos que tudo o que não presta acontece por aqui. O Centro já foi mais seguro. O pessoal aqui é roubado em plena luz do dia quando vai subir no ônibus. A gente avisa para os mais conhecidos, mas de vez em quando ouvimos um ‘Pega ladrão’, afirmou o vendedor de bombons que preferiu o anonimato.

Candidatos e propostas

Em 2019, o número de roubos e furtos em paradas de ônibus, incluindo o Terminal da Matriz, chegaram a 2,5 mil, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). Os pré-candidatos ao cargo de Prefeito de Manaus levantam bandeiras voltadas à segurança no município, entre eles estão: Capitão Alberto Neto e Romero Reis entram na disputa e apontam projetos para a segurança no Centro de Manaus.

Capitão Alberto Neto

O Deputado Federal (Republicanos) Capitão Alberto Neto apresentou as propostas na área da segurança pública. Alberto já possui propostas baseadas na experiência de 11 anos nas ruas de Manaus. Segundo ele, a segurança pública sempre foi uma área esquecida pela prefeitura.

Foto: Divulgação

“O governo municipal precisa se envolver com este tema, pois pode fazer muito integrando suas secretarias para ações que vão atingir as principais causas da violência. Especificamente sobre o Centro Histórico e a Praça da Matriz, precisamos potencializar o papel da nossa Guarda Municipal, armá-la com o devido preparo e qualificação, reconhecer estes profissionais que hoje são desvalorizados, dar estrutura de trabalho e empregá-los, após um plano operacional, nestas localidades”, afirmou.

Segundo ele, a tecnologia estará aliada com a gestão. “Temos exemplo o emprego da vigilância remota através de câmeras para detecção de crimes nos locais, que são pontos turísticos e recebem muitos manauaras todos os dias. O uso das câmeras irão colaborar com a prisão dos criminosos com o acionamento da Polícia ou Guarda Municipal. Não trabalhamos sozinhos, precisamos agir de forma integrada com as forças policiais para que possamos ocupar todos os espaços do Centro com a presença dos agentes de Segurança Pública. Tudo isso é possível se construirmos uma política séria focada na segurança da população”, finalizou.

Romero Reis

O empresário e também pré-candidato à prefeitura, Romero Reis destacou sobre uma segurança trabalhada e voltada para a conforto dos moradores e turistas que visitam a cidade de Manaus. Em sua fala, mencionou também a reestruturação e atuação da Guarda Municipal.

Romero Reis também apontou o uso da Guarda Municipal para atuar no Centro da cidade

“A questão da segurança pública será trabalhada de forma a proporcionar conforto aos moradores da cidade assim como aos turistas que visitam nossa região em busca das belezas naturais e arquitetônicas. A restruturação da guarda municipal e implementação de projetos focados na melhoria da qualidade de vida da população irão proporcionar redução da criminalidade não só no centro como nas demais regiões da capital”, afirmou.

Foto Capa: Júnior Amaral- Portal Tucumã

Leia mais:

Vídeo: saiba como age a quadrilha de assaltantes que atuam na Praça da Matriz, em Manaus

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário