Portal Tucumã
Copyright ©2022 Portal Tucumã.
Todos os direitos reservados.

10 de agosto, 2022

Cuidado com o cão; Saiba quais frutas podem servir de alimento para os mascotes

Dar frutas para o cachorro é permitido, mas as frutas devem ser oferecidas como forma de petiscos
Foto: fatty corgi / Unsplash

Manaus (AM) – Para quem gosta da companhia de mascotes, em especial o cão, já presenciou a animação que eles sentem ao conseguirem pegar escondidos algum alimento, como frutas ou legumes. Mas com certeza você já se perguntou se esses alimentos fazem mal para o animal. Pensando nisso, o Portal Tucumã entrevistou a medica veterinária Pamella Oliveira, para responder algo que muitos ainda se questionam, é permitido dar frutas para os cachorros?

Segundo a médica veterinária, dar frutas para o cachorro é permitido, mas as frutas devem ser oferecidas como forma de petiscos, preparado da maneira correta, cortados, lavados, sem cascas e sementes. É necessário saber também quais frutas podem e quais frutas não podem servir de alimentos para os cães, pois seu sistema digestivo é diferente.

Leia também: VÍDEO: Menina se pinta para ficar parecida com cachorro de estimação e viraliza

“As frutas podem ser oferecidas aos animais de estimação, sim! Porém, elas não são essenciais em sua alimentação. Sendo assim, devem ser oferecidas como forma de petiscos, e isso deve equivaler a 10% de toda sua alimentação diária”, disse.

Ainda segundo a medica veterinária, algumas frutas podem ser perigosas para os animais de estimação, podendo causar problemas em curto e longo prazo, como intoxicações e problemas renais, e não devem substituir nenhum tipo de alimentação completa como rações e formulações preparadas por nutricionistas. Caso o animal apresente algum sintoma, como vômitos ou diarreia, o alimento desse ser suspenso, como reforça a médica veterinária.

“Sempre oferecer alimentos que o animal queira comer, e se tiver algum tipo de vômito ou diarreia, suspender imediatamente o alimento e procurar o médico veterinário de sua confiança.” reforçou a veterinária.

O que pode?

Frutas como maçãs, peras, melancias, morangos e bananas são permitidas para servir de alimento para o seu animal de estimação, lembrando que devem ser servidas de forma correta, sem cascas e caroços, para evitar que o animal acabe engasgando.

O que não pode?

Alimentos como abacates, carambolas e uvas não podem ser servidos ao cão, devido a grandes chances de causar intoxicação no animal, causando vômitos, diarreias e problemas renais. Frutas cítricas também não são recomendadas devido ao nível de acidez que possuem, que em excesso pode gerar problemas gastrointestinais e outras complicações de saúde.

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

MATERIAS RELACIONADAS