Portal Tucumã
Copyright ©2022 Portal Tucumã.
Todos os direitos reservados.

13 de agosto, 2022

Curso de uso de armamento letal é iniciado para guardas municipais

A primeira turma, de 40 alunos, terá 60 horas de duração, e as aulas serão no período de 18 de abril a 3 de maio.

Manaus (AM) – O “Curso de Capacitação de Guardas Municipais para o uso de Armamento Letal” teve início nesta segunda-feira (18), em Manaus. O objetivo, conforme o prefeito de Manaus, David Almeida, é aprimorar as habilidades e conhecimentos técnicos dos servidores que atuam como guardas municipais.

O intuito é garantir pronta-resposta à população, com foco na segurança dos cidadãos e manutenção da ordem pública. A capacitação faz parte do convênio entre a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) e a Polícia Federal, que valida a formação de guardas municipais armados ao longo de dez anos. A solenidade aconteceu no auditório da Casa Militar, localizado no bairro Compensa 1, zona Oeste da capital.

“É mais um grande passo que se dá para que Manaus possa ter essa uma Guarda Municipal armada, treinada e que possa resguardar a segurança da nossa população”, afirmou o prefeito David Almeida. O prefeito reforça ainda que, em breve, ampliará a presença da Guarda Municipal nos terminais de Manaus.

Promovida pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), em parceria com a Semseg, Polícia Federal e Exército Brasileiro.

“Essa fase que nós estamos iniciando agora é a etapa final do processo, que é a fase do treinamento prático, eles já foram submetidos ao processo seletivo, já apresentaram os exames médicos, e tudo o que era necessário pela legislação”, completou o secretário da Semseg, Sérgio Fontes.

O curso será dividido em três etapas, todas com aulas presenciais. A primeira turma, de 40 alunos, terá 60 horas de duração, e as aulas serão no período de 18 de abril a 3 de maio. O conteúdo será teórico, sobre armamento, como os aspectos legais do uso da arma de fogo e a legislação aplicada.

Também serão abordados temas como os fundamentos do tiro: base, empunhadura, visada, acionamento do gatilho e respiração; a manutenção dos armamentos; as técnicas de tiro defensivo, entre elas tiro em baixa luminosidade, embarcado, em deslocamento e em ambientes confinados. A segunda turma, com 39 alunos, será no período de 4 a 17 de maio. O conteúdo e carga horária serão o mesmo da primeira turma.

Leia também: Motos elétricas e 250 pistolas são entregues para guardas municipais de Manaus

MATERIAS RELACIONADAS