Cursos online são opção para ter resultados financeiros positivos pós-pandemia

Medida também serve para evitar a proliferação do coronavírus.
Por redacao
Publicado em 30/03/20 às 09h26

Com quase toda a população em casa para evitar a proliferação do coronavírus, aproveitar o tempo para se especializar é uma boa opção para quem não tinha tanto tempo disponível. Algumas instituições estão oferecendo cursos online gratuitos para ampliar o conhecimento e também obter mais chances de melhores resultados financeiros pós-pandemia.

A Cogna, por exemplo, maior grupo de educação do mundo, disponibiliza por meio de suas marcas de Educação Básica – Saber e Somos – e de Ensino Superior – Kroton e Platos – diversos cursos em plataformas online para o público em geral.

No segmento de ensino superior, por meio da Kroton, são 51 cursos gratuitos para o público em geral e com certificado de conclusão. Os conteúdos estão disponíveis na plataforma da Aliança Brasileira pela Educação (https://ava.aliancapelaeducacao.com.br/) – projeto de impacto social que articula parcerias entre as empresas da Cogna, Fundação Pitágoras e empresas parceiras para que as instituições se integrem e somem forças para melhorar a educação pública.

Entre os cursos disponíveis estão empreendedorismo, empregabilidade, cultura digital, matemática, português, programação PHP, coaching em essência, e outros.
Outra iniciativa com foco nos estudantes do Ensino Médio, é o Stoodi Portas Abertas que visa contribuir com a aprendizagem dos alunos. Na plataforma online (http://stoodi.com.br/portas-abertas), os estudantes têm acesso gratuito a mais de cinco mil vídeoaulas de todas as disciplinas, separadas por módulos, e também ao banco de questões com mais de 30 mil exercícios para a prática do conteúdo aprendido.

Em Educação Básica, a marca Anglo da SOMOS Educação, por exemplo, disponibiliza o Anglo Box (https://aluno.cursoanglo.com.br/login) – plataforma com aulas gratuitas ministradas pelos próprios professores para ajudar os vestibulandos nos estudos. A aceitação desse formato tem sido recebida de forma muito positiva pelos jovens que estão se preparando para prestar vestibular e que sabem da importância de manter a rotina de estudos. A plataforma já registrou nos últimos dias 8 mil novos cadastros e 200 mil visualizações de conteúdo.

Além disso, a Saber também tem o olhar voltado ao professor e disponibiliza a ele diversos materiais no e-docente (http://www.edocente.com.br), com o intuito de apoiá-los no planejamento das aulas, dos anos inicias aos finais do ensino fundamental.

Empreendedorismo

O site do Sebrae no Amazonas (www.sebrae.com.br/amazonas) oferece cursos online gratuitos (com direito a certificado), além de centenas de conteúdos multimídia relacionados à gestão de pequenos negócios e empreendedorismo. Na plataforma também é possível ter acesso à loja virtual lojasebraeam.com.br, na qual estão todos as informações dos cursos disponibilizados pela Instituição.

Navegando pelo Portal, o usuário encontra conteúdos informativos sobre abertura de empresas, artigos, e-books, eventos e cursos de empreendedorismo, estratégica financeira, marketing digital, inovação, entre outros.

De acordo com a analista técnica do Sebrae/AM e gestora do Site, Cione Guimarães, os conteúdos oferecidos são para pessoas que pretendem abrir um negócio e para aqueles que já possuem uma empresa. Ela informa que o site possui uma biblioteca digital interativa, com milhares de publicações disponíveis para download gratuito.

“São mais de 102 cursos de ensino a distância gratuitos. Entre os tópicos principais estão: empreendedorismo, finanças, leis, inovação, cooperativismo, planejamento, pessoas, organização, mercado e venda”, destaca Cione.

Ela reforça que na página inicial do Site, o usuário tem acesso à agenda de eventos, palestras e oficinas que acontecem durante o mês.

Tecnologia

O Instituto TIM oferece diversos cursos livres, gratuitos e à distância com o TIM Tec. O vasto conteúdo é voltado a diversas áreas como empreendedorismo, estruturação web, programação, produção de texto, programação em linguagem java, programação de games, entre outros.

Baseada em três pilares – software livre, produção de cursos e parcerias com instituições de ensino – o projeto começou em 2013 com o objetivo de desenvolver uma plataforma virtual que disponibilizasse cursos online, livres e gratuitos sobre tecnologia. A iniciativa está apoiada no conceito MOOC (Massive Open Online Course): qualquer pessoa pode acessar a ferramenta pelo site e fazer os cursos gratuitamente. Por ser um software livre, escolas, universidades e coletivos podem também instalar a plataforma de forma autônoma.

O TIM Tec conta, atualmente, com 30 cursos diferentes, desenvolvidos por especialistas selecionados pelo Instituto TIM a partir de diretrizes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). O conteúdo pode ser acessado por qualquer interessado pelo site cursos.timtec.com.br.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link