[views count="1" print="0"]

Dallagnol e Janot terão que devolver dinheiro desviado na Lava Jato

Operação Lava Jato identificou irregularidades em pagamentos de diárias passagens e gratificações a Dallagnol, Janot e Romão
(Foto: Rodrigo Janot/Divulgação)

O Tribunal de Contas da União (TCU) julgou que as contas de Rodrigo Janot, Deltan Dallagnol e João Vicente Beraldo Romão estão irregulares. A decisão foi unânime e faz parte da Operação Lava Jato. Com o decreto, a eleição dos políticos pode ficar inviável. 

Janot, Dallagnol e Romão foram condenados a ressarcir R$ 2,8 milhões ao Tesouro Público.

O ministro Bruno Dantas, líder de gastos do TCE, foi o relator do processo. A apuração identificou supostas irregularidades nos pagamentos de diárias, passagens e gratificações por desoneração a procuradores da força-tarefa. Janot, Dallagnol e Romão foram apontados como gestores dos gastos da operação.

Dantas foi acompanhado pelos ministros Aroldo Cedraz, Antônio Anastasia e Augusto Nardes. O julgamento aconteceu na manhã desta terça-feira (9), pela Segunda Câmara do TCU. 

Os apontamentos foram contestados pela defesa de Rodrigo Janot, o advogado Elísio de Azevedo Freitas, ao frisar que o caso deveria ser julgado no plenário do tribunal de contas.

Bruno Dantas salientou que o modelo de trabalho exercido pela força-tarefa foi muito nocivo aos cofres públicos, visto que os procuradores em questão receberam diárias mesmo estando em locais onde tinham moradia. 

Ainda de acordo com o relator, as infrações cometidas por Dallagnol, Janot e Romão são baseadas na fundamentação adequada, violação ao princípio da economicidade e ofensas ao princípio da impessoalidade. 

Ele disse que os procuradores teriam descoberto uma “possibilidade de aumentar seus ganhos privados e favorecer agentes amigos, no âmbito da atividade funcional de combate à corrupção, admitindo-se como práticas naturais o patrimonialismo, a personalização e a pessoalidade das relações administrativas”.

Por outro lado, Dallagnol usou as redes sociais para expressar o descontentamento com a decisão do TCU. “O órgão se junta àqueles que, ao invés de condenar o desvio de bilhões de reais de recursos públicos, decidem condenar aqueles que se dedicaram arduamente ao combate à corrupção”, afirmou.

“O sistema quer vingança. Este é mais um episódio que mostra o quanto o sistema político não tá nem aí para a sociedade e quer ver a Lava Jato longe do Congresso Nacional. Mostra até onde o sistema é capaz de chegar para impedir que o combate à corrupção avance no país”, concluiu o ex-procurador Dallagnol.

LEIA MAIS:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
plugins premium WordPress