Portal Tucumã
Copyright ©2022 Portal Tucumã.
Todos os direitos reservados.

13 de agosto, 2022

David Almeida e Amazonino Mendes formam disputa acirrada pela prefeitura

A pouco menos de um ano para as eleições municipais, pesquisas apontam a liderança de David Almeida na preferência dos manauaras. Conforme estudo feito pelo Instituto iMarketing, o ex-governador interino do Amazonas e ex-presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aparece com bons índices, tendo Amazonino Mendes como um forte adversário.

Em um dos cenários apresentados para os eleitores, David também tem a preferência de 24,3% dos eleitores. Mas o ex-governador Amazonino Mendes ganhou espaço na pesquisa e conquistou 20,1% dos votos.

Mesmo tendo amargado derrota nas últimas eleições para o governo do Estado, o nome de Amazonino Mendes ainda é lembrado por uma boa margem de eleitores. Parte da população acredita que a experiência possa ser um grande trunfo para que ele ocupe novamente a cadeira que, hoje, é de Arthur Neto.

Vale ressaltar que o último mandato de Amazonino Mendes sucedeu o de David Almeida, que foi governador de maio a outubro de 2017.

O deputado federal José Ricardo também é um nome lembrado pelos eleitores para assumir a prefeitura de Manaus. O petista aparece em terceiro lugar, conquistando 11,5% dos manauaras.

O Partido dos Trabalhadores ainda não definiu um nome para a disputa pela Prefeitura de Manaus no próximo ano. No entanto, José Ricardo é um forte candidato visto que ele foi eleito com quase 200 mil votos no Amazonas, nas eleições do ano passado.

Segunda opção

Em outro cenário, David Almeida aparece com 23,6% dos votos, seguido pelo senador Eduardo Braga com 12,2% e pelo vereador Chico Preto com 7,5%.

Também aparecem na pesquisa nomes como o da ex-deputada federal Socorro Sampaio. Nos bastidores, há quem diga que ela possa ter o apoio do atual prefeito de Manaus, Arthur Neto, para o próximo pleito.

Os menos votados do primeiro cenário são Felipe Souza e Eron Bezerra, com 0,7% e 0,3%, respectivamente. No segundo cenário da pesquisa do instituto iMarketing, Romero Reis tem apenas 0,2% da preferência dos eleitores, empatado com Marcelo Amil.

Pesquisa

O instituto iMarketing entrevistou 1,6 mil pessoas nas seis zonas administrativas de Manaus, ente os dias 21 e 24 de novembro. A margem de erro da pesquisa é de 2,5% para mais ou para menos, com grau de confiabilidade de 95%.

A estimativa é de que a próxima pesquisa do instituto iMarketing seja realizada em abril do próximo ano. Nos meses de maio, junho e julho também haverá novos estudos para saber a preferência dos eleitores para a prefeitura de Manaus.

Da Redação

MATERIAS RELACIONADAS