[views count="1" print="0"]

‘Democracia em Vertigem’ disputa o Oscar 2020 e divide opiniões

A produção de Petra Costa disputa como Melhor Documentário na cerimônia deste ano (Imdb/Divulgação)

O documentário brasileiro “Democracia em Vertigem” entrou na lista final dos cinco indicados ao Oscar 2020, que será realizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas em Los Angeles, dia 9 de fevereiro. O anúncio foi feita na manhã desta segunda-feira (13) e o posicionamento político do filme reacendeu as discussões nas redes sociais, a exemplo do que já aconteceu na época do lançamento. O longa-metragem pode ser assistido na rede de streaming Netflix.

Dirigido por Petra Costa, o documentário mostra o processo que levou à queda do Partido dos Trabalhadores (PT) do poder e conta, em primeira pessoa, as impressões da autora a respeito da derrocada do partido e da ascensão da Direita no Brasil. Sem poupar críticas aos próprios erros cometidos pela esquerda brasileira, ela aponta ainda a prisão de Lula e o profundo abismo que separou de vez a militância partidária e ideológica no Brasil. filme concorre com Indústria Americana, The Cave, For Sama e Honeyland.

Políticos, personalidades e anônimos se manifestaram na internet sobre a indicação. Algumas pessoas elogiaram e consideraram como uma vitória que expõe a realidade do “golpe” sofrido por Dilma Roussef. Outros internautas lembraram o episódio da edição de imagens do filme, como na cena que retrata a chamada “chacina da Lapa”, quando militantes do PC do B morreram em um suposto confronto com agentes do regime militar. Na ocasião, Pedro Ventura Felipe de Araújo e Ângelo Arroyo apareceram mortos e fotos da época mostravam armas próximas às suas mãos. Anos depois, investigações apontaram que as armas foram plantadas pelo Exército para incriminar a dupla e justificar a morte dos militantes.

Foto alterada no documentário. As marcas brancas mostram onde estariam as armas que foram suprimidas . Petra Costa alegou que retirou da cena porque elas não estavam lá originalmente e foram plantadas (Reprodução)

O PSDB chegou a ironizar, parabenizando pela indicação à categoria de “ficção e fantasia”.

https://twitter.com/nicctwt/status/1216749001892093952
https://twitter.com/raianegds/status/1216715906019155969

Raphael Sampaio

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário