Portal Tucumã
Copyright ©2022 Portal Tucumã.
Todos os direitos reservados.

14 de agosto, 2022

Deputado federal diz que pedido de impeachment feito por Ciro Gomes é um “desvaneio”

"É extremamente supercial o pedido, mais de 50 páginas de desvaneios e superficialidade", disse Alberto Neto.
Alberto Neto
Alberto Neto

O deputado federal capitão Alberto Neto se manifestou na noite desta quinta-feira (23), em suas redes sociais, sobre o pedido de impeachment do presidente Jair Messias Bolsonaro, solicitado por Ciro Gomes do Partido Democrático Trabalhista (PDT).

De acordo com a fala do parlamentar no vídeo, o pedido é um desvaneio de Ciro Gomes. “Olhem o absurdo desse pedido de impeachment, eu quero explicar quais os argumentos de Ciro. É extremamente supercial o pedido, mais de 50 páginas de desvaneios e superficialidade”, disse.

No vídeo Alberto Neto disse que Ciro Gomes está querendo “armar” para derrubar Bolsonaro. “Você que é um verdadeiro “Catilina”. Ele ganhou a eleição. Ele é nosso cônsul na república, coisa pública, bem público. Vivemos em uma democracia e isso precisa ser respeitado. De acordo com capitão esse termo foi usado como justificativa no pedido feito por Ciro Gomes.

De acordo com a história, Catilinárias são uma série de quatro discursos célebres de Cícero, o cônsul romano Marco Túlio Cícero, pronunciados em 63 a.C. Os discursos são um ato de denúncia contra a conspiração pretendida pelo senador Lúcio Sérgio Catilina, que logo de início destila: “Até quando, Catilina, abusarás de nossa paciência? (…) Não vês que tua conspiração foi dominada pelos que a conhecem?”.

Na defesa de Bolsonaro, capitão Alberto Neto explicou o artigo 85 da Constituição Federal que falam os reais motivos que podem ser solicitados o impeachment, e foi utilizado por Ciro Gomes como uma das justificativas do pedido. . “Em nenhum momento o Bolsonaro me impediu de legislar, nenhum momento ele me impediu de votar, atrapalhou qualquer tipo de votação, foi ao Congresso e constrangeu nenhum deputado, nem do judiciário ouvi falar, então o inciso II é mais um desvaneio do Ciro Gomes”, disse o parlamentar.

Art. 85. São crimes de responsabilidade os atos do Presidente da República que atentem contra a Constituição Federal e, especialmente, contra:I – a existência da União;II – o livre exercício do Poder Legislativo, do Poder Judiciário, do Ministério Público e dos Poderes constitucionais das unidades da Federação;III – o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais;IV – a segurança interna do País;V – a probidade na administração;VI – a lei orçamentária;VII – o cumprimento das leis e das decisões judiciais.Parágrafo único. Esses crimes serão definidos em lei especial, que estabelecerá as normas de processo e julgamento.

O vídeo tem uma duração de mais de 35 minutos e o capitão Alberto Neto vai fazendo seus apontamentos quanto às justificativas dadas por Ciro Gomes para pedir o impeachment de Bolsonaro.

MATERIAS RELACIONADAS