Deputados na Aleam de olho na eleição do presidente da Casa; saiba quais nomes são fortes concorrentes

Deputados
A eleição para presidência da Aleam deverá acontecer no dia 17 de dezembro, conforme Regimento Interno
Por Edilânea Souza
Publicado em 24/11/20 às 13h39

A corrida para quem vai assumir o próximo biênio (2021-2022) à frente da presidência da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) começa a movimentar os bastidores da política. A eleição deverá acontecer no último dia de sessão plenária, que está prevista para acontecer em 17 de dezembro, de acordo com o Regimento Interno da Casa Legislativa.

O Portal Tucumã listou alguns dos possíveis nomes que podem aparecer nessa disputa em dezembro, baseado nos trabalhos legislativos de cada parlamentar.

Entre os nomes que estão cotados para assumir o posto, estão: Alessandra Campêlo (MDB), Belarmino Lins (PP), Roberto Cidade (PV), Saullo Viana (PTB) e Josué Neto (PRTB), que tentará emplacar uma reeleição.

Alessandra Campêlo

Alessandra Campêlo é atualmente a vice-presidente da Mesa Diretora e um dos fortes nomes para presidir a Aleam nos próximos dois anos. Ao Portal Tucumã, Alessandra disse que no momento está focada na discussão da Lei Orçamentária Anual (LOA). “Devemos trabalhar esse cenário no momento certo. Agora estou focada na discussão da LOA, que deverá refletir as necessidades do momento pós-pandemia”, disse a parlamentar.

A LOA estima receitas e autoriza despesas do Governo Estadual baseada em uma previsão de arrecadação e é parte do modelo orçamentário de gestão do dinheiro público do Brasil introduzido pela Constituição Federal de 1988. É ela que visa concretizar os planejamentos previstos no Plano Plurianual (PPA), de acordo com as diretrizes previstas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

A LOA foi recebida na Aleam no último dia 18 e os parlamentares têm até o dia 26 de novembro para encaminharem emendas ao projeto do Executivo. A previsão é que a Lei seja votada até o dia 7 de dezembro e está orçada em mais de R$ 19 milhões para 2021.

Belarmino Lins

Já Belarmino Lins é veterano no quesito presidir a Aleam. O parlamentar já esteve no cargo no período de 2005 a 2010, de forma ininterrupta e poderá contar com sua experiência para tentar voltar o cargo.

Roberto Cidade

Outro nome que pode aparecer também nessa disputa é do deputado Roberto Cidade, que é Presidente da Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade, na Aleam.

Saullo Viana

Saullo Vianna que vem sendo comentado nos bastidores, porém o parlamentar teve seu nome envolvido novamente em uma operação da Polícia Federal, nesta segunda-feira (23), que investiga fraude em licitação, lavagem e desvio de dinheiro público. Em dezembro de 2018, Saullo Vianna também foi preso em uma operação que investigava esquema de corrupção passiva e violação de sigilo funcional.

Josué Neto

Josué Neto foi eleito para o cargo em 2019 e tentará uma reeleição, porém o parlamentar se mostrou cauteloso sobre o assunto e disse que o momento é de conversa com os pares e que ainda não há divulgação de candidaturas. “Ainda não há a divulgação de candidaturas e nem divulgação. Esse momento é o momento que todos os colegas conversam entre si”, disse.

Josué já presidiu a Casa Legislativa entre 2013 e 2016, consecutivamente.

Leia mais: Eleições 2020: Prováveis nomes para disputa da presidência da CMM no biênio 2021/22

Deputados

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap