[views count="1" print="0"]

Desembargador diz que é suspeito para julgar candidatura de Adail Filho; julgamento é adiado

O julgamento deverá acontecer antes do dia 18, data prevista para diplomação dos candidatos eleitos nas Eleições Municipais de 2020
Desembargador - Adail Filho
Desembargador - Adail Filho

Mais uma vez o julgamento que avalia a candidatura de Adail Pinheiro Filho (PP) como prefeito do município de Coari foi adiada. Dessa vez, o desembargador Elci Simões se disse suspeito para julgar tal candidatura, alegando “foro intimo”.

A fala do desembargador aconteceu na manhã desta sexta-feira (11), em julgamento realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).

“Nesse caso, eu vou devolver esse processo agora e averbar a minha suspeição por motivo superveniente íntimo. Algumas posições que eu tenho que tomar judicialmente, então eu estou me julgando suspeito por motivos de foro íntimo”, disse Simões.

Adail Filho concorreu pela coligação “Pra Coari continuar crescendo” e sofreu um pedido de impugnação pelo candidato concorrente, Robson Tiradentes Júnior (PSC), que alega que Adail Filho não poderia mais concorrer nas Eleições Municipais de 2020, uma vez que o mesmo já havia sido reeleito no pleito de 2016.

Durante a audiência, o desembargador Márcio Cavalcante pediu para que haja a substituição do juiz Elci Simões por outro desembargador, citando o artigo 28 § parágrafo 4º, do Código Eleitoral.

O desembargador alertou ainda, que o julgamento seja realizado antes do dia 18 de dezembro, data prevista para diplomação dos candidatos eleitos nas Eleições Municipais de 2020.

“Eu reputo que é mais prudente que continuemos o julgamento com a presença de um outro desembargador que substitua o desembargador Elci. Incitando, no entanto, para que isso ocorra antes do dia 18, que é o prazo final para a diplomação. Que ocorra na primeira sessão possível com a substituição do desembargador Elci por outro desembargador afim de cumprir a determinação do quórum completo”, disse Cavalcante.

Renúncia

Adail foi reeleito com mais de 22 mil votos e renunciou da atual gestão, que se encerra em 31 de dezembro, três dias após o resultado das Eleições de 2020, ocorrido no último dia 15 de novembro.

Adail alegou motivos de saúde para comunicar que estará afastado durante o restante do ano. Segundo o documento, o prefeito afirma que há um ano passa por tratamento e que seu quadro clínico piorou depois de ter contraído Covid-19 foi recentemente.

Novo comando

A atual vice-presidente da Câmara Municipal, Jeany Pinheiro (Progressistas), será a prefeita da cidade até o final do ano. Ela também se reelegeu vereadora e é cotada para presidir a casa na nova legislatura, quando o atual presidente da Câmara, Keitton Pinheiro, assume como vice-prefeito.

Leia mais: ‘Tiro, porrada e bomba’: Coari pega fogo na reta final das Eleições: veja o vídeo

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário