Dia do Chocolate: mitos e verdades que você precisa saber

A dermatologista Sandra Romero e o nutricionista Alonso Junior tiraram algumas dúvidas sobre o chocolate, confira!
Por Alan Lima
Publicado em 07/07/20 às 04h09

Você muitas vezes foi proibido pelos pais de comer aquele chocolate? “Menino, isso faz mal. Come menos”, dizia a vovó ou a mamãe. Mas eu, teimoso, queria era comer chocolate. Nesta terça-feira (7), é comemorado o Dia Mundial do Chocolate. É verdade ou mito que esse pedaço de doce pode dar espinhas? O Portal Tucumã ouviu especialistas, nas áreas de dermatologia e nutrição, e traz a seguir algumas explicações sobre as principais dúvidas dos consumidores de chocolate.

Dermatologia

Com formação pela University Of Miami, Miller School Of Medicine e mestrado na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a dermatologista Sandra Romero, que é especialista no tratamento de cabelos e unhas pela, atualmente atende pacientes em Manaus e respondeu algumas perguntas relacionadas à temática.

– Chocolate faz mal para a pele?

Verdade, mas depende do tipo. Chocolates ao leite, que são ricos em açúcar, sim! Todo alimento com alto índice glicêmico, alto teor de açúcar e presença de leite em excesso, pode levar ao surgimento de acne.

– Chocolate traz benefícios à saúde da pele? Quais procedimentos são mais realizados à base de chocolate?

Sim, chocolate meio amargo ou completamente amargo tem flavonoides presentes no cacau, que são agentes antioxidantes, que ajudam na hidratação da pele.

– Chocolate envelhece?

Com a presença de açúcar na composição, sim! O açúcar é responsável por um fenômeno chamado “Glicação”, que destrói o colágeno levando ao envelhecimento precoce.

– Chocolate faz bem aos cabelos?

Não existem evidências cientificas de melhora nos fios.

Nutrição

Você é diabético, hipertenso ou tem alguma doença crônica e tem dúvidas sobre poder ou não comer chocolate? O nutricionista Alonso Junior deu alguns esclarecimentos sobre.

– Chocolate faz mal a saúde?

Tudo em excesso faz mal para a pessoa, mas para você ter um corpo saudável é bom sempre estar maneirando, não é? Até porque o excesso de açúcar, de calorias no dia, vai gerar gordura, podendo levar a adquirir diabetes (doença desenvolvida com o alto teor de açúcar no sangue).

–  Chocolate na dieta, pode?

Sim, com um planejamento feito e uma dieta balanceada que permita a pessoa inserir em sua dieta. Mas é necessário um plano alimentar.

– O chocolate reduz a pressão arterial?

Muitos estudos dizem que o cacau possui substâncias que relaxam os vasos sanguíneos e reduz a pressão. Não é o chocolate em si, e sim o cacau.

– Quem tem diabetes pode comer chocolate?

Pode. Para esses casos, o trabalho é mais especifico. Tudo depende do caso, dos índices glicêmicos do paciente. Podemos pensar em colocar pequenas quantidades de chocolate pra consumo.

O chocolate amargo e meio amargo podem estar no plano alimentar da pessoa, mas tudo depende do caso. Existe o diabético que adquire a doença durante a vida e existem pessoas que infelizmente já nascem com esta patologia.

Edição: Isac Sharlon

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link