[views count="1" print="0"]

Dia do Comediante: conheça os humoristas de Manaus que ‘bombam’ na Web e firmam até parcerias nacionais

Quem também não ficou de fora dessa foi Tirullipa, um dos humorista de maior renome nacional, que aproveitou a oportunidade para homenagear os comediantes de Manaus; veja quem são os melhores do Amazonas
Foto: Reprodução/ Internet - Edição: Portal Tucumã

Nesta sexta-feira (26) quem proporciona bons risos merece destaque. É dia de homenagear profissionais que atuam em um dos trabalhos mais antigos do mundo, os comediantes. O Portal Tucumã recebeu uma mensagem especial do humorista Tirullipa para os comediantes de Manaus. Também conversamos com alguns dos comediantes que representam o Amazonas , nos parágrafos a seguir, você confere o melhor do humor amazonense.

Mensagem que Tirullipa enviou para o Portal Tucumã homenagear comediantes de Manaus – Vídeo/ WhatsApp

Situada no meio da floresta amazônica, Manaus também é palco para aqueles que dedicam suas vidas a tirar boas gargalhadas do público. Por aqui, quando se fala em comédia, o riso é garantido com antigas e novas gerações: Puquêca Di Caprio,  Leandro Leite, Smith Gois, Roger Siqueira, Júnior Santos, Ruivinha de Marte e Dih Miranda (representante LGBTQIA+), são uns dos nomes que fazem sucesso não somente na região.

Pandemia

A pandemia apagou o sorriso do rosto de muita gente, diante das mudanças. Espaços culturais foram fechados para o combate à Covid-19 e, com isso, os comediantes do Amazonas também sofreram, tendo que suspender os eventos e trabalhos. Mudança fez a maioria desses profissionais buscar novas alternativas para driblar as dificuldade. Para a grande maioria, projetos e sonhos ficaram mais distantes.

“Nesse momento pandêmico, minhas mídias sociais se tornaram palco do meu humor. Porém, sinto que fomos esquecidos pelas leis e autoridades locais. Existem organizações formais no Amazonas, mas, infelizmente, somente os grandes peixes podem nadar”, expôs como forma de crítica um dos comediantes ao Portal Tucumã, Dih Miranda.

Puquêca Di Capriu

Entre os comediantes mais tradicionais está José Heraldo Barroso, o famoso “Puquêca Di Caprio”. Natural do município de Parintins, humorista ficou conhecido por usar a linguagem do caboclo do interior do Amazonas em suas apresentações e transmitir a cultura local.


Avanço

A partir de 2019, a profissão ganhou mais força no Estado com a criação do primeiro clube de comédia do Amazonas a “Toca da Comédia”. Por meio de shows, o espaço passou a destacar humoristas regionais. Hoje a casa conta com mais de 20 comediantes em seu catalogo de opções para quem frequenta a Toca. Quem fundou o clube foram os comediantes: Roger Siqueira, Junior Santos, Dhi Miranda e Gabriel Araújo.

Júnior Santos: ‘comediante precisa ser valorizado’

Segundo Júnior Santos, comediante da região, o Amazonas está distante do eixo central da comédia que é: São Paulo/Rio de Janeiro/Curitiba. “Acredito que essa distância seja o principal desafio. Por isso, criamos nosso próprio espaço. Passar por essa dificuldade no início nos ajudou a aperfeiçoar a qualidade da nossa comédia”, destacou.

O manauara Júnior Santos é comediante de Stund Up Comedy – Vídeo: Reprodução/ Instagram

O primeiro show de comédia realizado na região foi um projeto conduzido graças a força de vontade de profissionais que se uniram para fortalecer seus trabalhos. “Em 2016, voltei a viver de comédia. Fiz amizade com alguns humoristas pela internet e, juntos, decidimos organizar o primeiro show de Stund Up em Manaus o ‘Humor no Balde’, que reuniu só nomes locais. Hoje temos nosso próprio espaço para apresentar nosso trabalho em Manaus e isso fez a gente crescer bastante, os eventos também aumentaram”, destacou Júnior.

O comediante completa explicando que, para ele e seus companheiros de profissão, ter um local para receber pessoas que desejam assistir comédia é a certeza do reconhecimento. “O comediante precisa ser valorizado, sempre quis um espaço onde a comédia fosse o primeiro produto, não secundário ou tapa buraco. Nós queríamos em Manaus um local onde as pessoas tivessem consciência ‘eu estou aqui para assistir comédia’ não pra ver música e talvez comédia”, ressaltou Júnior.

Roger Siqueira: ‘hoje eu tenho público’

Para Roger Siqueira, a comédia foi uma escolha. Por meio de vídeo, o comediante manauara explica que passou a ser meta após assistir uma apresentação do humorista Jonatha Nemer, natural da cidade de São Paulo/SP. “Depois dos preparos, foram dois anos para eu conquistar um público. Hoje sei que existem pessoas que querem me ver”, afirmou.

Vídeo: Reprodução/ WhatsApp

Dhi Miranda: Rainha LGBTQIA+

“Pelo menos assumido. Eu amo falar isso”, diz a rainha da comédia LGBTQIA+ – Foto: Reprodução/ Instagram

Dhi Miranda é o primeiro comediante LGBTQIA+ de Manaus. Ele explica como foi parar na área: “Na primeira vez que subi em um palco, contei sobre minha vida do meu jeito, e a pessoas gostaram e pediram bis. Não sabia que tinha esse talento até ser convidado para fazer uma pequena participação”, disse.

Dhi explica o que é ser comediante.

O humorista foi coroado como rainha por ser o primeiro comediante do Amazonas LGBTQIA+, ‘pelo menos assumido’. Eu amo falar isso”, afirmou entre risos. “Percebi uma grande chance, quando comecei a fazer meus textos somente sobre a classe LGBT, fui bem recebido pelo público. Apesar de alguns clientes ainda terem receio de contratar um show LGBT, por viver em períodos arcaicos achando que somos baixaria e gritaria, tive um bom começo”, acrescentou Miranda.

Vídeo: Reprodução/ Facebook

“Já viajamos por municípios do Amazonas para fazer Stand Up. É mágico levar uma arte que as pessoas só veem pela internet ou TV. Recentemente participamos de uma gravação do Whindersson Nunes, em sua passagem por Manaus, e o vídeo será lançado mostrará para o Brasil quem são os artistas que representam o Amazonas no Stand up comedy”, afirmou Dhi.

Vídeo: Reprodução/ Facebook

Leandro Leite: ‘linguagem da zona leste’

Foto: Reprodução/ Instagram

Leandro Leite é um dos nomes recentes da comédia manauara. O jovem conta que sempre quis atuar no humor: “Ser humorista era meu sonho de criança. Comecei minha carreira na escola, em um show de talentos no qual eu ganhei”, afirmou entre risos ao Portal Tucumã.

Como galerosos da Zona Leste de Manaus se comunicam – Vídeo: Reprodução/ Internet

Um sonho

“Foi uma das melhores sensações da minha vida ter saído do meu Estado para levar um pouco do nosso humor para o Rio e São Paulo. Vi a galera curtindo meu show e confirmando que em Manaus também tem humorista. Uma coisa reparei, em todos os shows que eu participei ou fiz , tinha um manauara que morava no lugar, tanto no Rio quanto em São Paulo”, contou Leandro.

Professor de línguas galerosas – Vídeo: Reprodução/ YouTube (Leandro Leite)

Assista mais vídeos: https://bit.ly/2PfWhlh

Smith Gois: ‘famosos da internet’

Vídeo: Reprodução/ Facebook

Na categoria de pegadinha, Smith Gois foi um dos primeiros a ganhar destaque nacional. Por meio de um canal no YouTube, ele já “bombou” com vários vídeos engraçados. “Comecei a fazer humor depois de analisar a escassez que Manaus tinha em conteúdo de humor voltado à pegadinha. Foi a partir desse momento que passei a investir na comédia”, explicou.

Ainda segundo o comediante, receber o acolhimento do público de fora (outros estados) foi uma das melhores sensações que ele experimentou. “Tive a oportunidade de representar Manaus no quadro ‘famosos da internet’, no programa da Eliana. Foi incrível”, afirmou Smith.

Participação do Smith Gois no quadro ‘Famosos da Internet’ do Programa da Eliana – Vídeo: Reprodução/ Internet

Desabafo

“Confesso que ser comediante em Manaus não é tão fácil como as pessoas imaginam. As oportunidades ainda são poucas e os telespectadores Manauaras ainda não valorizam tanto seus conterrâneos”, apontou Gois.

Assista pegadinhas: https://bit.ly/3syDdx3

Ruivinha de Marte: ‘Humor é cura’

Natural do município de Urucará, ‘Ruivinha de Marte’ tentava ser humorista desde 2013. Em 2020 ela viralizou no Tik Tok durante a quarentena. A humorista conta que o sucesso veio após assumir sua identidade. “Muitos me perguntam se sou apenas uma personagem da rede social, e sempre respondo ‘sou assim em qualquer lugar’. Essa sou eu”, contou.

“Umas das coisas que mais gosto é ver o efeito do meu trabalho na vida das pessoas. Vejo que ser comediante é ser cura. Já recebi várias mensagens de pessoas que dizem estar melhorando de ansiedades, depressão e rancor, apenas por me acompanhar. Isso não trem preço”, contou a comediante do Amazonas.

Vídeo: Reprodução/ Instagram (@ruivinhademarte)

Redes sociais dos comediantes

  • @ruivinhademarte
  • @apenasjuniorsantos
  • @rogersendoroger
  • @smith.gois
  • @puqueca
  • @leandro.leitte
  • @dhimirandaa
  • @tirullipa
Foto: Reprodução/ Internet – Edição: Portal Tucumã

*Texto: Karol Maia

LEIA TAMBÉM

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário