Doria é condenado em R$ 600 mil por uso de slogan ‘Acelera SP’ em campanha

Doria
Doria ainda era prefeito de São Paulo nquando utilizou o slogan Acelera SP' em campanha que o elegeu governador de São Paulo
Por Edilânea Souza
Publicado em 08/08/20 às 10h06

Foto: Reuters

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB) foi condenado por improbidade administrativa pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). A condenação é referente ao uso do slogan “Acelera SP” enquanto o tucano estava à frente da Prefeitura de São Paulo.

Ação foi movida pelo MP-SP (Ministério Público de São Paulo) e ainda cabe recurso de defesa.

A decisão é da juíza Cynthia Thomé, da 6ª Vara da Fazenda Pública, que também reduziu a multa aplicada para R$ 600 mil reais. O valor seria equivalente a 25 salários do tucano enquanto prefeito da capital.

A magistrada cita inclusive os gesto adotado por Doria: o famoso “v” de vitória.

A Justiça considerou que Doria feriu o príncipio da impessoalidade e imoralidade quando adotou o slogan que usava durante a campanha para prefeito em 2016 quando já estava eleito. “Ao utilizar essa ‘marca pessoal’ ao invés dos símbolos oficiais do Município o réu faz propaganda individual e busca se consolidar no cenário político”, descreve um dos votos.

Com informações R7

Leia mais: Pazuello diz que estados estão mais preparados para enfrentar pandemia

Estados preparados

O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nesta quinta-feira (6) que os estados estão mais preparados para enfrentar a pandemia do novo coronavírus. Ele participou da live semanal do presidente Jair Bolsonaro, transmitida pelas redes sociais. 

“A gente não tem uma solução imediata para o aumento [de casos], mas para o tratamento dos doentes, sim. Eu posso afiançar que o Sul do país está seguindo claramente essas posições que eu coloquei aqui quanto ao tratamento”, disse, em referência à mudança na diretriz do Ministério da Saúde, anunciadas no início de julho. 

Na ocasião, a pasta alterou o protocolo médico para pessoas que sentirem sintomas leves da doença, passando a solicitar que tais pacientes passem a procurar um médico. Antes, a diretriz indicava a busca por ajuda profissional apenas em caso de sintomas mais graves. 

Doria

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap