[views count="1" print="0"]

Durante feriado, ônibus circulam sem cobrador em Manaus

De acordo com um motorista da empresa global, que preferiu não ter o nome revelado, durante os finais de semana isso ocorre constantemente
Motorista exerceu dupla função - Divulgação

Diversos ônibus do transporte coletivo da cidade começaram a circular sem cobradores na manhã desta terça-feira (12), em diversos terminais de integração de Manaus foi possível encontrar apenas o motorista do veículo realizando as duas funções ao mesmo tempo.

De acordo com um motorista da empresa global, que preferiu não ter o nome revelado, durante os finais de semana isso ocorre constantemente e futuramente haverá demissões em massa de rodoviários que exercem a função de cobrador nos ônibus coletivos da cidade.

“Infelizmente essa é a nossa realidade, o sindicato tem conhecimento desse fato, mas nos últimos meses eles não tomaram mais nenhum posicionamento para nos defender, o silêncio predominou a nossa categoria. Eles estão fazendo teste com ônibus sem cobrador todos os finais de semana, posso dizer sem medo de errar que daqui alguns meses haverá demissão em massa de colegas cobradores”, relatou o motorista.

Sinetram

O Sinetram informou através de nota que o sistema de transporte coletivo está operando com alguns veículos sem cobrador em linhas com ônibus de pequeno porte (modelo micrão), linhas de baixa demanda e aos domingos e feriados. o objetivo é reduzir as despesas do sistema visando, com isso, conter pressões inflacionárias no custo do serviço. o sinetram destaca, ainda, que não houve nem estão previstas demissões em massa por esse motivo.

Ressalta que o sistema investe constantemente em tecnologia, como nas grandes capitas brasileiras, tornando o pagamento por meio eletrônico uma realidade que visa principalmente redução do dinheiro em espécie em circulação nos ônibus. o objetivo é dar mais segurança ao passageiro transportado e agilidade no embarque e desembarque. dessa forma, a diminuição do tempo de percurso levará o passageiro a ser transportado com maior rapidez e segurança.

Sem cobradores

Dados da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) revelam que o posto de cobrador não existe em 32 municípios de São Paulo. Em Boituva, o posto nunca existiu. Já em Sorocaba, há 27 anos os ônibus municipais são operados somente com motorista.

Os outros 31 municípios operam de forma híbrida, ou seja, uma parte da frota opera com cobrador e a outra sem, entre eles a Grande Vitória. Há lugares que operam com 85% da frota com cobrador, como os ônibus municipais de Belo Horizonte, em Minas Gerais, e outros que operam com somente 2% da frota com cobradores, como Barra da Garça, em Mato Grosso.

Os dados também mostram que dos 63 municípios, 29 deles a cobrança da passagem acontece em dinheiro, 19 usam cartão e dinheiro, 12 não declararam o tipo de cobrança e em três a cobrança em dinheiro foi extinta. Em Mogi das Cruzes, em São Paulo; Palmas, em Tocantins; e Sabará, em Minas Gerais, apesar de terem pago em dinheiro, há projetos para retirar esse tipo de pagamento na condução.

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário