Portal Tucumã
Copyright ©2022 Portal Tucumã.
Todos os direitos reservados.

13 de agosto, 2022

Edifício Mirante da Ilha tem projeto de intervenção aprovado pelo Iphan

O imóvel hoje se encontra sem uso e descaracterizado, às margens do rio Negro, tendo quatro andares

Manaus (AM) – O primeiro prédio de reconversão de uso e arquitetônica dentro do projeto “Nosso Centro”, da Prefeitura de Manaus, teve a proposta de intervenção aprovada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-AM) do Amazonas.

Projetado por equipe do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), o Edifício Mirante da Ilha, na avenida Sete de Setembro, esquina com a rua Visconde de Mauá, teve a proposta de intervenção aprovada e identificada a contribuir com “a preservação do conjunto urbano do Centro Histórico de Manaus ao promover a requalificação do local”. O imóvel hoje se encontra sem uso e descaracterizado, às margens do rio Negro, tendo quatro andares (térreo e mais três).

A reabilitação do antigo imóvel, onde funcionava a Companhia Energética do Amazonas (Ceam), visa melhorar a qualidade de vida das pessoas, sendo a primeira grande área vertical a ser construída pela prefeitura para atividades de entretenimento, lazer, contemplação e negócios na Ilha de São Vicente.

“É mais um passo que se constrói para a reabilitação do Centro de Manaus. Buscamos o alinhamento técnico e o resgate histórico para viabilizar os projetos que permitam novas dinâmicas para o território”, disse o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.

A licença do Iphan valoriza e se junta à nossa proposta de reativar mais atividade econômica e dar longevidade e uso ao patrimônio. Estamos evoluindo com comprometimento com a cidade e projetos significativos e importantes para reabilitar o Centro Histórico”, comentou ainda.

Planejamento e projeto

O Mirante da Ilha está com o projeto básico concluído e o projeto executivo está em finalização. Eles vão se somar às licenças necessárias para criação do edital de concorrência pública e futuro lançamento da licitação. A previsão da prefeitura é lançar a ordem de serviço para esta obra em setembro deste ano, tendo sua entrega programada para 2023.

Como é um grande equipamento urbano, ele foi projetado para abrigar várias ações de cultura, lazer, gastronomia, negócios e muito mais, tendo como fundo a vista do rio Negro. E um dos eixos do “Nosso Centro” é destaque do escopo da intervenção, o “Mais Negócios”.

O planejamento prevê o resgate dos elementos originais da pavimentação das calçadas e das ruas; instalação de mobiliários urbanos e arborização das vias; implementação de acessibilidade nas esquinas e logradouros; melhoria da iluminação ambiente e cênica no prédio. A grande área de lazer vertical servirá de conexão natural e cultural com a paisagem bem à frente, o rio e sua beleza.

Veja fotos:

Edifício Mirante da Ilha terá vista privilegiada para o rio, parque e estrutura de lazer e cultura
Fotos: Divulgação / Implurb

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI:https://t.me/portaltucuma

MATERIAS RELACIONADAS