[views count="1" print="0"]

Eleição no Boi Garantido pode ser adiada após crescimento de casos por Covid-19 em Parintins

A eleição no Boi Garantido estava prevista para ser realizada no dia 27 de setembro, conforme o estatuto da agremiação. Saiba mais.
eleição boi garantido

Manaus – A eleição no Boi Garantido, prevista para acontecer no dia 27 de setembro, conforme estatuto da agremiação, pode ser suspensa devido ao crescimento de casos confirmados pelo novo coronavírus (Covid-19) em Parintins, a 369 quilômetros da capital. O assunto foi debatido em reunião com o Comitê de Combate ao Coronavírus na última terça-feira (8).

A maior preocupação da Prefeitura de Parintins é a grande aglomeração na Cidade Garantido, reduto do bumbá e onde vai acontecer a escolha do novo presidente.

A Prefeitura de Parintins informou ao Portal Tucumã, por meio de nota, que a Comissão Eleitoral do Boi Garantido, presidida pelo advogado Elcy Simões, deve apresentar um plano até o dia 25 de agosto, e dessa forma, será decidido como a disputa eleitoral vai acontecer.

“O boi, através da sua comissão eleitoral, tem que apresentar o planejamento de como ocorrerá o pleito, obedecendo todo o regramento estabelecido pelos órgãos reguladores de saúde. Eles têm até o dia 25 pra entregar esse plano. Em cima disso que a Vigilância em Saúde irá atuar para que a eleição seja em outubro ou no fim de abril”, disse a nota.

O Portal Tucumã entrou em contato com os gestores do Boi Garantido cobrando um esclarecimento sobre a eleição. Por meio da assessoria, a diretoria rubra informou que “vai apresentar um plano em breve” para que a disputa eleitoral seja realizada normalmente.

Parintins registrou nas últimas 24 horas Parintins registrou mais 27 casos por Covid-19, totalizando mais de 4 mil casos confirmados da doença. Ao todo, 45 pacientes estão internadas e 709 estão sendo monitoradas. Em contrapartida, o município tem 4.168 pessoas recuperadas do vírus.

Os candidatos

A eleição no Boi Garantido possui seis candidatos à presidência da agremiação: Antônio Andrade, Dênison Bentes, Júnior de Souza, Marlon Cardoso, Messias Albuquerque e Sorin Sena. Entretanto, apenas Antônio, Júnior, Messias e Sorin se destacaram nos últimos meses. Pesquisas não oficiais apontam favoritismo para Antônio Andrade, candidato da oposição no Garantido.

Júnior e Sorin correm por fora. Messias Albuquerque, atual vice-presidente do boi, parecia estar fora da disputa, mas o apoio do Grupo Samel pode mudar este cenário nos próximos dias.

Sorin, Antônio, Júnior e Messias – Foto: Divulgação

Em resposta ao Portal Tucumã, Antônio Andrade destacou que o planejamento deve atender todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e pede que a Comissão Eleitoral deva se reunir com os candidatos a presidência do boi.

“Nós pedimos que o presidente da Comissão Eleitoral reúna com os candidatos a presidência do boi para que faça esse planejamento. É preciso fazer um planejamento que atenda os critérios estabelecidos pelos órgãos de saúde. Se fizer dentro dos protocolos, não vejo porque adiar a eleição em setembro como o estatuto prescreve”, explica.

Antônio Andrade foi presidente do Boi Garantido de 2001 a 2002, sendo responsável por vitórias importantes na história da agremiação. Recentemente ele esteve em Manaus e destacou o apoio de sócios e torcedores.

“Nossa agenda em Manaus foi muito boa e positiva. Além de conversa com vários sócios, nós também prestigiamos dois grandes eventos. Fomos bem recebidos. O mais satisfatório é que, em cada evento, muitos sócios pediram para tirar fotos. Isso foi gratificante. Acho que a campanha está no caminho certo e vamos seguindo”, reitera.

Antônio Andrade e sua candidata a vice-presidência, Ida Silva – Foto: Divulgação

Sorin Sena, um dos candidatos representando a classe artística do Garantido, concordou com a decisão de suspender a eleição visando a segurança dos sócios. Ele disse ao Portal Tucumã que se colocou à disposição para montar o plano de estratégia junto com a Comissão Eleitoral do bumbá.

“A gente não pode colocar a vida das pessoas em risco. Infelizmente os casos por Covid-19 aumentaram em Parintins. Já estou em uma conversa com alguns especialistas sobre uma possível volta aos trabalhos no galpão caso a vacina chegue no Brasil. É necessário tomar todas as providências para que não fique muito em cima da hora”, comenta.

Perguntado sobre a sua campanha, Sorin afirma estar fazendo um ótimo trabalho e destacou a sua campanha.

“Tenho convicção no trabalho que estamos fazendo. A nossa campanha é limpa e vem mostrando nossos planos de ações. Estamos muito preocupados em mostrar para os sócios e a nação vermelha e branca todos os nossos desafios. Meus adversários falam que eu não tenho experiência, mas nossos planos de gestão e até nossa própria campanha está sendo copiada”, reitera.

Sorin Sena – Foto: Divulgação

O Portal Tucumã entrou em contato com Júnior de Souza e Messias Albuquerque. Até o fechamento dessa reportagem não tivemos nenhum retorno, mas o espaço fica aberto para esclarecimentos.

Foto: Divulgação

Leia também: Cantora parintinense é destaque na revista Vogue após ajudar indígenas durante pandemia

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
plugins premium WordPress